Por: Alessandro Buzo
UTOPIA ?
Pode ser utopia quando a gente pensa em times profissionais e torcidas organizadas.
Mas na várzea.....
Imagina antes de um clássico como o DERBY, Palmeiras x Corinthians.
Se suas torcidas MANCHA VERDE, TUP ..... Gaviões da Fiel, Camisa 12. Se eles juntos, fizessem um churrasco, e juntos partissem pro estádio.
Imagina um torneio de futsal com essas torcidas, inclui ai a Independente e Dragões do São Paulo, Torcida Jovem e Sangue Jovem do Santos, JU JOVEM do Juventus, Leões da Fabulosa da Lusa. Imaginou.... um campeonato longo onde todos enfrentassem todos, nas suas sedes e no final, teríamos um campeão.
Imagina a festa que seria.... a zoeira de quem ganhar.
Talvez um dia de carnaval só com escolas de samba vindas de torcidas.
A rivalidade em vez de matar, brigar..... seria ser campeão, do FUTSAL, do carnaval.
Gente ... tô viajando não, sei que isso "ainda" é só UTOPIA. Muito difícil de acontecer, porque em cada torcida grande tem pessoas que nem deveriam fazer parte do espetáculo, não estão preparados pra isso, vivem e agem como nos tempos das cavernas.
Isso desde sempre, lembro do CLÉO nos anos 80, presidente da Mancha assassinado e que eu saiba nunca se descobriu quem matou.
Tantos outros casos......
Eu fui integrante da MANCHA e presidente (acreditem) da Torcida Leste Alvi Verde do Palmeiras, no início dos anos 90 no Itaim Paulista, fomos vários jogos de trem e de caravana nos clássicos, naquele tempo tinha a FIEL ITAIM, mas na quebrada era respeito total, nunca deu treta. Do Itaim Paulista ao Morumbi, era 60 kilometros de possíveis brigas de torcida, nós nunca se envolvemos em nenhum grande briga, porque nosso lema era EVITAR, só entrar se for pra reagir.
Mas nos estádio, quem procura acha fácil.
Naquele tempo as ruas e estádios não eram monitorados por câmeras, com isso era lei do cão.
Hoje, apesar de ser tudo filmado...... as vezes de 22 câmeras só aparecem duas.
Enfim.... essa PAZ e IRMANDADE parece longe de se tornar realidade.
Visto que os ultimo(s) DERBY (Palmeiras x Corinthians), teve brigas marcadas pela internet que acabaram em feridos e até vítima fatal.
É uma pena.... PAZ e UNIÃO serem utopia pras organizadas.
Mas na VÁRZEA é diferente. Essiste RESPEITO.
Ontem mesmo (FEV/2014) fui no jogo comemorativo do time PRODUTO DO MORRO da Favela do Heliópolis. Aniversário de 13 anos.
A partida na ARENA TIM HELIÓPOLIS teve casa cheia...... e muita disputa, o adversário era o VERA CRUZ, time de mais de 50 anos da Favela da Vila Prudente.
A partida foi DURA, por horas "quase" que violenta.
O placar terminou PRODUTO DO MORRO 1 x 1 VERA CRUZ, os anfitriões que faziam a festa, deixou pros convidados o TROFÉU, o empate era do CONVIDADO, porque eles eram CONVIDADOS e não apenas adversários.
Do campo pra festa na PILÕES, comunidade "dentro" do Heliópolis.
E lá cada carro que chegava trazia jogadores e torcedores dos dois times.
A comemoração com 10 atrações de Rap, Samba, Forró, Funk.... entrou noite adentro.
E o que parece IMPOSSÍVEL pras torcidas organizadas dos grandes clubes, na Favela do Heliópolis ontem foi exemplo..... Juntos, atletas e torcedores dos dois times.
A caneca (opcional) custava R$ 25,00, com ela podia se beber a vontade. 100 caixas de cerveja, 1.200 garrafas. A comida era a vontade, arroz, salada, farofa e 400 kilos de carne.
OS DOIS TIMES JUNTOS, ninguém perde, todos ganham.
Agora o que queria deixar pra vcs refletirem....
As torcidas organizadas (que ganham $$$ com o futebol) brigam por seus times que tem jogadores ganhando salários milionários e muitas vezes nem fazendo jus dentro de campo.
Com tudo isso se mata e se morre por esses times, verdadeiras PAIXÕES.
Na várzea os jogadores não ganham nada (maioria das vezes), trabalham semana inteira e domingo corre e honra a camisa. A torcida é o povo ao redor da sede, é esposa e filhos dos jogadores. É preciso haver respeito e na várzea tem....
Ontem eu vi na Favela do Heliópolis o grande exemplo, jogo duro em campo, raça, vontade.... mas depois, lazer junto.
Na mesma comunidade já tinha visto RATATA F.C. x Confiança de São Matheus, jogo festivo e festa juntos nas sede do RATATA.
É assim que deveria ser nas torcidas organizadas.
Quem gosta de guerra é americano, PAZ NO FUTEBOL.
Alessandro Buzo é escritor.
www.buzo10.blogspot.com
Twitter: @Alessandrobuzo
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário