quarta-feira, 12 de março de 2014

São Paulo ta saturada....

Por: Alessandro Buzo

Ontem (terça 11/03/14) tive um dia stressante de tanto trânsito que enfrentei.
Logo cedo *8h .... fui da Casa Verde ao Brás, até ai normal, lentidão nossa de cada dia pra atravessar a Ponte da Casa Verde pela manhã..... voltei do Brás eram 11h40.... pessoal da UNINOVE passou 12h pra irmos pro Campo Limpo na zona sul. Fomos com trânsito carregado, mas fomos até bem.
Nosso trampo acabou 15h30 e demoramos duas horas e meia pra voltar..... foi o KAOS. Cheguei quase 18h na Casa Verde e saí em seguida pro Bixiga.... Sarau Suburbano até 22h30 ... depois considerações finais até 23h e cheguei em casa meia noite com esfiha do Habib´s de jantar.
TODO ESSE CORRE me trouxe 2 coisas..... a poesia abaixo que escrevi e declamei no Sarau Suburbano e essa crônica....

Poesia >> São Paulo é o KAOS.

Você escolhe..
BUZÃO LOTADO.
Metrô abarrotado.
Trenzão só por Deus.
Ou vá de carro e fique preso no trânsito.
Isso é São Paulo.
Metropole, Kaos.
Gigante e desigual
Uns com muito e milhares com bem pouco.
É louco.
São Paulo, existe amor em você ?
Não sei....
O que sei é que toda terça.
Com protesto, chuva ou o que for....
Tem poesia no Bixiga.

Escrevi free style.... e declamei.
Hoje fui levar meu filho na escolinha de futebol, estava tudo livre e na ultima segunda foi o KAOS o mesmo percurso.. vai entender.
Você pode dizer.... há, mais o Buzo tem carro....
Nem sempre foi assim.
Até os 38 anos de vida eu não dirigia e nem tinha habilitação.
Explico.....
No começo da vida não tinha carro simplesmente porque não tinha dinheiro pra comprar um.
Depois acostumei tanto andar de condução (Itaim Paulista ao centro) desde 1985 quando eu tinha 13 anos que passei a ser daqueles que não faziam questão de ter um carro.
Foram muitos anos assim.... muito trem lotado, metrô, enfim...
Quando finalmente poderia talvez comprar um carro, financiado e tal, carnê com 200 prestações, não fiz questão novamente, não era prioridade.
Eu já trabalhava na TV (Manos e Minas da TV Cultura) e cada vez mais pessoas me reconheciam da TV nos buzão da vida.
Nessa fase já morando na Casa Verde e indo diariamente pro Bixiga (minha Livraria Suburbano Convicto).... talvez seria mamão, o percurso é de 15, 20 minutos de condução.
Mas o problema era..... a LINHA 967-A, que faz Imirim x Pinheiros, meu ônibus ida e volta.... fiquei várias vezes 40 minutos no ponto, mais já fiquei 50, 1 hora ou mais. Essa linha, esse ônibus.... me fez querer ter um carro.
Também estava indo da TV Cultura pra Globo e ia ficar muito mais popular (ou famoso) e pegar condução todo dia ia ser osso.
Da minha parte de boa.... mas muita gente não entende o CARA da TV ali no BUZÃO lotado..... gosto de encontrar e atender "meus fãs" nas ruas, comércios ou onde for. Mas na condução era meio constrangedor. Uma vez um cara fez o maior auê.... o BUZÃO pega BUZÃO. Todo mundo olhava. Sabendo que isso ia só aumentar e ainda de saco literalmente cheio da LINHA 967-A, fiz auto escola e tirei minha habilitação.
Comprei um NOVO UNO ZERO KILOMETRO, porque depois de 38 anos de condução, só me faltava andar de carro velho.
Peguei a habilitação e o carro no mesmo dia (NOV/2011)...... ou seja, só sou motorista a 2 anos e meio.
Hoje (quase um piloto), vejo que muita gente dirige mal... uns porque não dirigem todo dia como eu e outros porque são ruins mesmo.
Carro vicia.....
A falta que mais sinto são dos amigos dos tempos de trem lotado, não vejo a maioria, mas quando encontro, ou quando ELES/ELAS me encontram na Rede Social, sentem orgulho do meu trabalho na TV, sabem que sempre fui (e sou) mais um na multidão, lutando pra sobreviver.
Graças a Deus melhorou um pouco.... mas só EU e ELE sabemos o que passei nos trenzão lotado, famoso e temido ultimo vagão da Linha VARIANT, que virou F (de Ferrada) e hoje tem outro nome.... a velha linha Brás / Calmom Viana que usava todo dia a partir do Itaim Paulista.
AGORA TA DE OLHO NO CARRO QUE EU DIRIJO..... já disse os Racionais Mcs.
É humilde meu UNO 1.4 mais é meu e está pago.
Só debato meu progresso com quem tem 25 anos de trem lotado nas costas..... menos que isso, não me acompanha que sou da Globo, mas não sou BBB, nem novela.
Das condução sinto falta ainda da leitura, lia bem mais nas condução do que leio hoje...
Playboy jamais.....
Sou só um favelado, vencendo na vida, sem pisar na cabeça de ninguém.

Alessandro Buzo é escritor, apresentador de TV e cineasta.
www.buzo10.blogspot.com
TWITTER: @Alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário