domingo, 5 de maio de 2013

Os políticos representam o interesse de quem ?

Por: Alessandro Buzo

Pra que a gente vota ?
Sei.... pra ter aquele papelzinho de votação porque sem ele você não pode entrar numa faculdade pública, não pode viajar pro exterior, bla bla bla
Mas além disso, pra que mais votamos.
Que eu saiba ou pelo menos me disseram, que é pra eleger pessoas pra cuidar dos nossos interesses. Pois bem....
Acho que o problema da política é que "depois de eleito" eles só cuidam dos "próprios" interesses.
Juntando o salário e o benefícios dos nossos vereados (com seus gabinetes e assessores), nossos deputados estaduais e federais, não precisava nem roubar e alguns ainda se prestam a esse papel com uma certeza da impunidade que é um tapa na cara de um cidadão como eu.
Não importa o partido (inclusive o que sempre eu votei), não importa a patente. Falta políticos que cuide dos interesses do POVÃO que vota nas urnas e só nessa época é lembrado.
Não estou generalizando porque toda generalização é burra. Mas 99% dos políticos não me representam.
A minha maior decepção política, depois de ver o COLLOR ser eleito deputado com tudo que ele fez lá atrás, sem dúvida pior que isso foi o LULA (meu ídolo) ir a Casa do Maluf e apertar sua mão pedindo apoio ao Haddad (na época candidato e hoje prefeito eleito de São Paulo).
E a política hoje em dia é tão sem opção que pra não votar no Serra ou Russomano, ainda tive que votar no Haddad e engolir o apoio do Maluf um dos grandes INIMIGO do povo que tem fortunas no extrangeiro desviado da PMSP. E ainda assim..... eleito deputado.
O povo tem parte da culpa sim, por acreditar que eleger a BANCADA DA BALA (Telhada, Conte Lopes e outros) a vereador é cuidar da segurança da cidade.
Por essas e outras que eu ando MEGA desiludido com a política mesmo sabendo a importância dela.
Mas a política é importante demais pra ficar na mão desses políticos da atualidade.
Os cara tira onda da cara do povo, enquanto os direitos humanos ta na mão do FELICIANO, e só se debate a sua saída e não a DEMANDA da pasta de direitos humanos, enquanto fica esse circo, chacinas acontecem na periferia de São Paulo e na grande maioria das vezes morre inocente e fica por isso mesmo. É pobre, pode matar que pega nada.
FELICIANO NÃO ME REPRESENTA.
Enfim.... e a TURMA DO MENSALÃO tudo gordo, forte, impune. E castelo pra lá, dollar na cueca pra acolá.
Na TV os programas políciais (que por ética de imprensa prefiro não citar nome), mas todos sabem quem é.... seja em São Paulo, Rio de Janeiro ou outro estado qualquer.
Eles plantam o medo na sociedade. Esses dias assisti um pouco e é lamentável como o tempo todo o apresentador fala pro povo: - Você não está protegido, nem dentro de casa, nem na rua. Você vai morrer, ser sequestrado, estrupado ou no mínimo atropelado por um motorista bebado. Fique em casa, mas feche tudo, se proteja.
Olha só, eu vivo o tempo todo na periferia, nas favelas. Tem problemas.... tem. Violência .... tem também. Mas tem muito mais do que isso, tem a maioria esmagadora do povo que é trabalhadora, trabalha muito, ganha pouco e ainda leva a vida no bom humor, tomando uma gelada com os amigos, jogando futebol na várzea, fazendo samba.
Valoriza as coisas boas, os projetos culturais, esportivos e sociais, em vez de ficar pagando pau pra delegado, advogado e tuda turma desse circo de horrores.
Agora vem forte de novo os pedidos de Redução da maioridade penal. EU SOU CONTRA.
Abaixa hoje pra 16, daqui 20, 30 anos vão estar querendo abaixar pra 14, 12.... até o dia que a criança que nascer no Santa Marcelina do Itaim Paulista como meu filho, vai ter que tomar uma geral antes de cortar o cordão ubilical. DIGA NÃO.
O que precisa fazer é investir PESADO em educação, bem estar da população que sofre nessas condução lotada, investir em projetos sociais e culturais, mas investir de verdade.
Investir em saúde, sabe o que acontece nos corredores dos hospitais públicos de São Paulo ?
Segurança sim, um polícia mais bem equipada e motivada, não PM tendo que fazer bico em mercadinho da quebrada pra complementar a renda.
Investir nos professores pra que bem remunerados eles tenham motivação pra encarar uma turma de 40 alunos numa sala de aula da periferia.
Mas com os políticos que ai estão.... acho difícil isso a curto e médio prazo.
Sonho a longo prazo, nem que seja por um mundo melhor pros meus futuros netos que ainda não tenho.
Destaco pelo trabalho sério, em nome de todos os outros políticos sérios... o trabalho do Deputado Federal Romário (mostrando que pode ser bom na política como foi no futebol) e a Deputada estadual SP "Leci Brandão" (mostrando que pode ser bom na política como é no samba). Claro que tem outros bons, mas os ruins estão ofuscando.
Ao povo cabe o direito ao voto e poderia usar melhor desse direito.
Não acredite em contos de fardas e não eleja quem só promove mais violência, pensando ser ele a solução.
Vamos acreditar que um mundo melhor é possível, mas não nescessariamente achar que essa melhora virá só dos políticos.
Acredite em Você, na sua Comunidade e faça sempre a sua parte.
Eu não quero e nem vou salvar o mundo. Só posso fazer o que estiver ao meu alcance pra tormar o mundo um pouco melhor e mais justo.


Alessandro Buzo é escritor, cineasta e apresentador de TV

www.buzo10.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário