sexta-feira, 19 de julho de 2013

NA VIDA SOBREVIVI, NA CULTURA..... RENASCI.

Por: Alessandro Buzo

Minha vida tem o "antes" do envolvimento cultural e o "depois" que é a partir de dezembro de 2000 quando lancei o meu primeiro livro: O TREM - BASEADO EM FATOS REAIS.
O antes tem nada de especial pra destacar, nascido e criado no Itaim Paulista, comecei a trabalhar no centro de São Paulo com 13 anos, meu primeiro trampo foi de "office boy" que me possibilitou conhecer a cidade de São Paulo. Estudei pouco e com 16 anos, 17.... conheci a cocaína. Cheirei por anos e na pior fase, sem grana pro vício na farinha, fumei mesclado (crack com maconha).
Mesmo viciado, nunca roubei ou vendi droga, gastava o meu dinheiro (que não era muito), trabalhei anos de boy, depois de aux. escritorio e aux. dpto pessoal. No ramo de contabilidade.
Muito trem lotado do Itaim Paulista (extremo leste) pro centro.
Fui baloeiro, fui de torcida organizada (Mancha Verde do Palmeiras) e pres. da LESTE ALVI VERDE (91 à 94).
Parei de usar droga quando conheci a hoje minha esposa (15 anos juntos) Marilda Borges, era ela ou as drogas, escolhi ela.
Depois que sai da contabilidade (anos), não arrumei nada no ramo e trabalhei em muito trabalho que não gostava, ganhando pouco e levando vida dura.
Fui servente de pedreiro, apontador em obra, ajudante geral. Sub-Empregos que mal dava pra sobreviver. Mas sempre lutando.
Minha ultima ocupação antes de me dedicar só a cultura, foi vender alimento de atacadista na zona cerealista, pros melhores restaurantes de São Paulo, fiz isso 8 anos.
Quando casei e nos primeiros anos de vida dele, viviamos das minhas vendas nos atacadistas da vida.
Trabalhando em um (Atacadista São Paulo) escrevi meu primeiro livro, sobre os veneno do trenzão), e noutro trampo (Super do Brasil) eu publiquei, com apoio de 1/3 da firma, equivalente a R$ 1.000,00. Eternamente grato Sérgio, meu ex-patrão, hoje dono da PET SHOP MARGINAL.
Outro que me ajudou, no segundo e terceiro livros, foi o Sr. Pedro, meu patrão na Lojiodice na Rua da Cantareira (rua do Mercadão Municipal de SP). Ele não me deu nada, mas liberava de eu mandar alimento (pagava depois parcelado) pra Editora Edicon e em troca dos alimentos eles me davam livros.
Lancei em 2000 e até 2004 (quando lancei o segundo), foram anos de pouquíssima grana no bolso e muita dificuldade. Lembro um dia que pra deixar mistura pro filho, eu e a nega rachamos 1 ovo.
DE SOFRIMENTO JÁ BASTA MEU PASSADO.
Hoje as coisas melhoraram, graças a Deus.
Trabalho na TV Globo a 2 anos (Apresento quadro SP CULTURA no SPTV 1a edição) e antes fiz a mesma coisa (mostrar a cena cultural da periferia), no Programa Manos e Minas da TV Cultura.
Já publiquei 10 livros e organizei 7 coletâneas literárias. Lancei 17 livros em 13 anos.
Fiz (sem captar um único real) o filme PROFISSÃO MC (ficção, 2009, 52 min) com Criolo Doido, Da Antiga e Dan Dan de atores principais e o amigo Toni Nogueira na direção comigo.
Conheci Buenos Aires na Argentina e 11 estados do Brasil, fiz palestra da cadeia ao Fórum Social Mundial. Faculdades, Casa do Saber, escola pública e particular.
Tirando as conquistas acima, vários outros projetos em andamento, como Jornal Boletim do Kaos, evento de Hip Hop Favela Toma Conta (desde 2004), Sarau Suburbano nos ultimos 3 anos, Livraria Suburbano Convicto desde 2007.
Conquistas sem pisar na cabeça de ninguém, sem perder a humildade jamais. Nunca usei ninguém de trampolim, minha luta (junto com a esposa Marilda) foi e é diária, nossas realizações são pautadas pelo trabalho. Quem luta conquista.
Hoje até em Faculdade promovo atividade cultural, parceria desde início de 2013 com a UNINOVE, se minha mãe visse isso, sempre sonhou comigo na faculdade.
Fácil não foi mesmo, mas ninguém disse que seria. Os amigos verdadeiros são poucos mas sei quem é, quem somou nas piores fases. Destaco Guilherme Azevedo, Douglas Kim e Toni Nogueira.
Hoje ta fácil..... mostram minha cara (nem sou tão bonito assim) na TV todo sábado. Mas em 2000 na primeiro vez que apareci na TV, um vizinho lá do Itaim Paulista disse: - Te vi na TV e vc nem estava algemado.
Era assim que a periferia se via na TV.
Completo 2 anos de SPTV e foram quase 100 quadros exibidos. Orgulho de poder mostrar esse conteúdo (cultura na periferia) na audiência da Globo.
Não me orgulho de ter chego à Globo e sim de ter levado a periferia comigo.
Sem tempo pra Bla Bla Bla, picuinha e diz que me disse. Sigo sempre com foco na missão (Mais Cultura na Periferia), sem descansar porque nosso inimigo não descansa, não vou me dar esse luxo.
Nos tempos difíceis o meu lema era: NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO DIA.
Hoje que o barato ta loko e a agenda (www.agendabuzo.blogspot.com) lotada, meu lema é: - Nóiz capota mais num breka.
Sem pagar de artista e muito mesmos de global. Sigo com base em "muito" trabalho, porque quem vive de nome é cartório.
Valeu a todos que fortalecem, a todos que um dia leu um livro meu.

Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspot.com

TWITTER: @Alessandrobuzo

TV, quadro SPTV

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/confira-reportagens-do-sptv-sobre-cultura-de-periferia.html

Filme Profissão MC (52 min. 2009, ficção), 522 mil acessos no Youtube, 10 mil DVD´s vendidos.

https://www.youtube.com/watch?v=sYJDb0ABfbU

Assessoria de imprensa e contratações: (11) 98218-7512
suburbanoconvicto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário