domingo, 22 de setembro de 2013

COMPLEXA PERIFERIA


Por: Alessandro Buzo

Não sou sociólogo, nem nada que acabe em ....ólogo. Mas analizo as coisas que acontecem hoje em dia na periferia.
Não fiz tese de faculdade, nem pesquisa.
Sou nascido e criado nela, dita periferia, amada e temída.
Sou filho do Itaim Paulista no extremo da zona leste de São Paulo e acostumado a percorrer desde muito cedo os 38km que nos separam do centro.
Meu primeiro emprego de office boy em 1985 aos 13 anos de idade na Praça da Sê. Depois tantos outros "empregos", diria "SUB-Emprego" que só dava pra sobreviver "nunca" viver.
Essa semana completo 41 anos, mais de 20 deles pegando trem lotado na antiga linha variant que saía da Estação Roosevelt (hoje Estação do Brás) pra Calmon Viana (já no município de Poá-SP), passando pelo Itaim Paulista.
20 ano de trem lotado, aprendi o significado da palavra: DESCASO.
O povo é tratado com DESCASO pelo governo, todo santo dia, dia após dia, ano após ano.
Pelo menos metade dos 20 anos de trem foi no famoso "ultimo vagão", onde além de uns baseado, rolava muita alegria e união, todo mundo trabalhador, mas a fumaça subia e quantas vezes a PM não aguardava na proxima estação.
Pois bem, como descrever as quebradas no ano de 2013, em pleno século XXI se eu nem sabia que sobreviveria pra contar essa história. Fugi de várias estatísticas.
Hoje por conta do meu trabalho cultural e na TV, circulo "MUITO" pela periferia, os 4 extremos da cidade e vejo todas muito parecidas apesar de cada zona ter seu jeito peculiar. Mas são parecidas em algumas questões.
Vejamos então quais são eles, na minha humilde opinião e sem querer ser o dono da verdade.

CLASSE C >>> B
A Classe chamada C virou a classe média baixa, as casinhas da periferia com muito suor e cimento, virou tudo sobrado.
A geladeira em muitas casas é duplex, freezer...
A TV é de Plasma, Led e outras modernises, fina e grande.
O vídeo cassete virou DVD, o barro virou asfalto.
Hoje periférico anda de cartão de crédito no bolso e como periférico preza o nome, paga em dia.
Parte dessa "estabilidade" vem do Plano Real do FHC e muito dos 8 anos de governo Lula que longe de ter sido o que eu sonhava, fez uma forçada e na época importante distribuição de renda pra quem estava em situação mais precária.
Muito comércio local de bairro cresceu.
Quem não comia nada passou a comer ovo, quem comia ovo passou a comer bife e quem já comia bife passou a fazer churrasco.
Periferia passou a ser mais presente nas faculdades públicas e particulares.
Inegável que a periferia se fortaleceu nos ultimos 10, 15 anos.

Violência
A violência que trata a mídia, essa continua igual.
O sistema obriga você a ter carro, moto, tênis de marca e não te dá um emprego com salário pra tudo isso, logo muitos jovens vê no crime uma ilusão de progresso, enquanto seu pai trabalha feito um maluco e só anda duro, devendo e individado, o cara do MÓIO tem tudo que ele sonha e várias mina querendo te dar.
Claro que muito acreditam no caminho mais longo, escola, estudo, estudo, trabalho, trabalho, trabalho.... carro.
Outros comprar carro em um mês. Roubando ou dando pó pros nariz interessados. Vendendo pedra de crack sabendo que só piora a quebrada, piora pra quem, ele anda de moto, pega as mina, é o patrão.
Esse CIRCULO VICIOSO continua igual e funcionando a todo vapor.
Mais cadeia e menos escola.
O dinheiro que era pra saúde, transporte, hospital.... foi tudo sendo roubado pelo caminho e na quebrada só chega MIGALHAS.
Mas o que tem me incomodado mesmo é a VIOLÊNCIA que antigamente não existia e eu vejo que está igual na zona leste, sul, norte, oeste. Em outras cidades e estados do país.
A "DROGA" trouxe sequelas..... E quem traz a droga pra cá ?
Antes bandido era bandido, trabalhador era trabalhador, cada um na sua, os 2 junto só no time de várzea no domingo de manhã.
Hoje a sequela das drogas, principalmente o alcool, cocaína e crack é que tem um exército de NÓIA e roubando na quebrada, não respeitando nada nem ninguém.
Muitos roubam a própria casa.
É um problema social e como sempre o governo não sabe o que fazer, não investe porque diz que não tem pra investir, o que deveria ser investido vai ficando pelo caminho e no SUS não chega nada.
Junta a isso o desemprego, as música ostentação que andam cantando nessas quebradas e pronto. Era tudo que o sistema e o demônio queria.
Essa violência VELADA mais PRESENTE, tem deixado as quebrada MONSTRÃO e se na sua rua tiver PANCADÃO, só Deus salva.
Mas no meio disso tudo tem o povo, lutador, batalhador e que não deixa desandar de vez o caldo.

CULTURA
O que melhorou, mesmo sem grandes investimentos públicos (salvo raras exceções como o VAI da PMSP e outros), foi a CULTURA da quebrada.
Hoje tem mais variedade, tem Hip Hop, Literatura, Teatro e muito mais.
Muita gente da periferia tem se destacado e ganhado os palcos e feiras do livro pela país inteiro e até em outros países.
Nasceu a LITERATURA MARGINAL e hoje, mais de uma década depois ela está forte e muitos investem em livros em vez de litros, na caneta em vez da escopeta.
Poderia ser muito mais, se o investimento chegasse, quantos não se salvariam.
Mas se não chega pra escola, hospital, acha que iria chegar pra cultura.
Maioria dos projetos bacanas são mantidos pelo voluntários, pelos militantes, pelos que lutam por uma quebrada melhor.
Vários saraus trazem poesia pro nosso dia a dia.
Poderia ser muito mais......
Mas é importante dizer que pra combater a violência nas quebradas, um dos caminhos é a CULTURA e está de parabéns que luta por essa causa.

Eu não estudo isso, eu vivo isso.
Sou parte disso.
Não curto a favela, sou a favela em pessoa.
Sou favela antes de chamarem de comunidade.
Sou apenas um militante que por "sorte" ou insistência, hoje é conhecido nas ruas, aparece toda hora na TV. Mas antes de ser "o cara da TV" sou escritor e militante e assim quero seguir.
Eu sou o Alessandro Buzo, esposo da Marilda, pai do Evandro, palmeirense na alegria e na fase ruim, filho do Itaim Paulista otimista e sonhador, que ainda acredita num mundo mais justo com menos corrupção e desigualdade social.
Enquanto isso.... lutamos.
FAÇO PARTE DO QUILOMBO COMANDADO POR ZUMBI.

Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspot.com

TWITTER: @Alessandrobuzo

CONTATO: suburbanoconvicto@hotmail.com

Um comentário:

  1. parabéns, pelo aniversário, pelos escritos que te fizeram crescer, e obrigado por dividir suas experiências de vida com todxs nós! fico feliz por poder dedicar alguns minutos do meu mês a leitura do seu blog, e saber q estou "conversando" com um ilustre suburbano - parabéns!
    Poeta Xandu
    [Zine ØØ - B.Boy Press]

    ResponderExcluir