quarta-feira, 30 de abril de 2014

BANANAS e Outras Questões


Por: Alessandro Buzo

Pensei antes de escrever esse texto, até porque hoje em dia não basta você se posicionar, precisa ter cuidado pra não ser mal interpretado.
Mas vamos lá..... esse texto está martelando minha mente e preciso escrever.
Hoje todos assuntos ganham uma proporção incrível e isso pode ser bom (ou não).
Lembro as manifestações do ano passado, parecia que havia uma cobrança pra pessoa "estar na rua".... eu ficava perdido: - Como assim ??? Sempre estive na rua, sempre.
O BRASIL ACORDOU e eu de novo: - Pô, mas eu nunca estive dormindo.
Sabia que muitos que davam declarações emocionadas na TV, depois disso iria sumir de novo e muitos eram uns classe média que não fazem nada por ninguém. Enfim......
Nos dias de hoje, com Internet, Facebook e o mundo a um click, uma postagem.... qualquer um fala o que quiser. Isso pode ser bom (ou não). O cara vai no protesto só pra tirar uma foto e mostrar no FACE que esteve lá. Passei perto (ou dentro) de alguns protestos, não fiz foto, mas se fizesse poderia dizer que estava lá, mesmo estando só de passagem.
Todo dia morre gente inocente nas quebradas, a PM ta matando negro e pobre.
Eis que um FATO, ganhou uma repercussão imensa (como TODAS as mortes de inocentes deveriam ganhar), mas sabemos que foi só "UM CASO" isolado.
CADÊ O AMARILDO ???
Por semanas só se falava nisso...... no mesmo período "outros" pobres morriam sem nenhuma repercussão. Enfim......
Mas com "outros casos" que ganharam a mídia.... o Amarildo (depois de muito barulho e protestos), começa a ser esquecido.
Por exemplo...
O lamentável caso da CLAUDIA, assassinada e depois arrastada por uma viatura da PM CARIOCA, de novo..... todos comentando (com razão), mas nessas...... CADÊ O AMARILDO.
Mais recentemente o caso do "DG", que por ser dançarino do ESQUENTA, ganhou a mídia. E as críticas de militantes, pela super exposição do caso, por se tratar de um dançarino que era de um programa de TV.
Ele é mais um favelado que é morto pela PM, mas entrou no ROOL dos casos midiáticos.
Única coisa que me chamou a atenção é a força da sua mãe, a postura dela de cobrar por justiça, achei ela forte e admirável.
O fato de ele conhecer bandido..... pelo amor de Deus. Quem cresceu (como eu) numa comunidade e não conhece os bandidos. O problema não é conhecer e até gostar da pessoa, a questão é você não se envolver nos fatos ilícitos. Eu conheci um monte de bandido no Itaim Paulista e nunca me envolvi no crime, o que a sociedade chama de traficante, eu chamava de vizinho, o que pra elite é um Bandido, pra mim era só o filho da D. Maria.
Tanto se falou do ADRIANO IMPERADOR em fotos com bandidos da Vila Cruzeiro, mas ele morava lá.... gosta de lá. Sendo um famoso do futebol, normal o assedio quando ele visita a comunidade, ele se envolver (pra mim) já é outros 500.
O governo é que não deveria permitir lugar nenhum dominado por bandido armado, tendo...... o cara ou deixa de ir lá, ou vai conviver. Estar perto.
Agora se fala muito do Projota que quase foi agredido pelas costas pelo Zap San.
Em primeiro lugar, isso só atrapalha nosso movimento, enfraquece. Muita gente só quer um pé pra falar mal do Rap e isso ajuda quem torce contra.
Mas na minha opinião.... (conheço o Projota, não sou amigo pessoal dele), mas o cara tem "seu público" e não é pequeno, tanto que está com quase 2 milhões de seguidores numa rede social. Quem é o ZAP SAN ??
Eu, sinceramente, nunca tinha ouvido falar antes desse fato lamentável.
Mas...... no debate que se formou na internet, vejo a maioria APOIANDO ELE e dizendo que o outro merece apanhar, blá blá blá
Mas trocando em miúdos, se o Projota é tudo que estão falando.... o outro é só um MC que queria uma participação do cara. Se ele é o que dizem.... o que é um cara que quer uma participação dele. Ganhar fama em cima da popularidade (independente de gostar ou não) do outro. Conseguiu.... porque eu sou MEGA ENVOLVIDO na cena, torço e fortaleço a velha e nova escola (chamem como quiserem).... e nunca, nunca.... tinha ouvido falar de ZAP SAN.
Mas o cara agredir pelas costas....... faz ele perder totalmente a razão. Na minha opinião.
Quem ganha ?? NINGUÉM.
Quem perde ?? TODOS NÓS DO HIP HOP.
Enfim..... cada dia aparece um novo caso.
Agora é o CASO DANIEL ALVES....
Eu disse e repito, na minha humilde opinião o DANIEL ALVES deu um tapa na cara do RACISMO. Mas já tem gente dizendo que ele comer a banana foi errado. Pra mim, repito..... foi uma atitude de BASTA.
Depois venho o Neymar (e outros famosos) comendo bananas e a lamentável TAG #Somostodosmacacos
SOMOS TODOS SERES HUMANOS, independente da cor da pele, religião e opção sexual.
EU NÃO SOU MACACO e muito menos meus amigos NEGROS, minha esposa NEGRA.
Somos todos iguais..... não macacos.
Ai já vira uma bola de neve.... uns contra, outros a favor...... até surgir um novo FATO e todo mundo esquecer.....
Encerro dizendo que solidarizo com o TINGA, DANIEL ALVES e qualquer outro que sofrer dessa doença chamada racismo.
Mas pra mim.... O RACISMO É UMA MERDA E O RACISTA É UM BOSTA.
Lancei a TAG #SomosTODOSoQUEsomosQUANDOninguémESTÁvendo
Eu sei quem eu sou.
Quem você é ?
Por fim...... a pergunta que não se cala, pelo menos pra mim.
CADÊ O AMARILDO ?

Alessandro Buzo é escritor, periférico e militante
www.buzo10.blogspot.com
Twitter: @Alessandrobuzo

Texto escrito 30/4/14 direto de Palermo/Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário