terça-feira, 13 de maio de 2014

Leia e comente ..... pra gente mandar pra Redação da nossa mídia impressa.

VC SAI DA FAVELA, MAS A FAVELA NUNCA VAI SAIR DE VC.
Por: Alessandro Buzo

Pra gente vê como nunca foi fácil conseguir espaço na mídia.
Mesmo quando "entramos".... no meu caso o quadro na TV a quase 3 anos na Globo, ainda assim somos tratados com indiferença.
A mídia impressa de São Paulo adora quando tem FAVELA, GUETO, PERIFERIA na programação, quem não lembra o CENTRAL DA PERIFERIA, a TURMA DO GUETO e assim por diante. Cada vez que surge o nome PERIFERIA, GUETO é paginas e mais paginas nos jornais.
Quem não lembra o JAMANTA com dois revolvão na mão, na capa do Caderno Show do Agora.
Até o Funk (ostentação, que arrasta tanto nas quebradas, quem tem um pancadão perto de casa sabe)...... ganha a mídia fácil.
MC Guimé foi até capa da VEJA que nunca fala de cultura na periferia, nunca colocou um escritor da periferia na capa.
Matérias e mais matérias sobre o funk, hora os meninos de 12, 13 anos que cantam falando de sexo e dinheiro, hora a Valeska Popozuda e seu beijinho no ombro, um dos maiores destaques na imprensa impressa como grande atração da Virada Cultural. Ela tem uma música que diz; - É minha, é minha... a porra da Buceta é minha.
Tudo isso ganha a mídia impressa.
Vamos pro outro lado da ponte..............
Mesmo sendo na "GLOBO" .... ai o título desse texto: - VC SAI DA FAVELA, MAS A FAVELA NUNCA VAI SAIR DE VC.
Então..... mesmo o meu quadro na TV sendo na poderosa Globo, a quase 3 anos no ar..... a mídia impressa IGNORA que ele existe.
Nesses 3 anos.... os principais jornais impressos de São Paulo, FOLHA, ESTADÃO, AGORA SP e Diário de S.Paulo, nunca fizeram uma matéria sobre ele, como é feito, onde a gente consegue as pautas, acompanhar um dia de gravação. NUNCA FIZERAM. Sabe porque ?
Primeiro porque não tem tiro. Segundo que o "CONTEÚDO" de qualidade, as coisas positivas que eu mostro, parece que não interessam.
A mídia impressa é um retrato do que o Datena e o corta pra mim mostra. Uma cidade de crimes e mortes, onde pensam que pra resolver é pondo Rota na Rua e diminuindo a maioridade penal. Porque não investir em EDUCAÇÃO, ESPORTE e CULTURA, só esses 3 fatores podem combater a violência.
Por isso não mostram meu quadro nas suas páginas, a violência e o medo vende mais.
Tô pouco me lixando, mas pode até passar batido, mas nunca despercebido.
Enquanto grandes nomes da nossa cultura ainda não querem aparecer na TV, todo tipo de enlatado aparece e domina as mentes do nosso povo, da nossa quebrada.
Mano, as quebradas tão a milhão e a gente precisa passar o lado bom pra esses jovens. Se a TV for o caminho pra chegar até eles, que seja.
A VEJA por exemplo. Ela nunca fez uma matéria (nunca e olha que é semanal) sobre a Literatura Marginal, os livros que não param de surgir.
Pensavam que não sabiamos nem ler e estamos publicando livros.
Eis que no final de 2013 uma repórter me procurou dizendo que queriam fazer uma matéria sobre o MOVIMENTO LITERÁRIO, os saraus, as coisas boas. Pediu pra eu indicar algumas ações fora do eixo Rio-SP, além dos indicados ela queria me entrevistar e acompanhar uma edição do Sarau Suburbano.
Deixei ela vir, avisei que a galera não curte muito a VEJA, mas que podia chegar.
Fizeram foto, me entrevistaram, assistiram o SARAU, sairam dizendo que gostaram muito. A MATÉRIA ERA PRA JANEIRO/2014. Estamos em MAIO e sabe porque a matéria não saiu ? Porque em janeiro teve o fenômeno ROLEZINHO e OSTENTAÇÃO EM ALTA.
Em vez de publicar a matéria sobre CULTURA, LITERATURA e BOAS AÇÕES eles fizeram 3 outras matérias. A capa da VEJA com o MC GUIMÉ (nada contra, cada um no seu corre).... uma capa da VEJA SP sobre o ROLEZINHO e uma matéria sobre o PODER AQUISITIVO da quebrada, a tal da NOVA CLASSE C.
Com todas essas matérias sobre a PERIFERIA, a nossa CAIU (é claro).
Com tanto assunto, falar de quem faz arte, literatura, pra que né. Parabéns VEJA.
Falando em jornais e revistas......
NENHUM VEICULO cobriu que nas duas ultimas semanas, 16 SARAUS de São Paulo (8 por semana) estiveram em Buenos Aires como parte da programação da 40a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.
Nunca o Samba, nem o Hip Hop conseguiu levar tanta gente pra outro país, ponto pra quem acreditou (Biblioteca Mário de Andrade, PMSP), mas a mídia.
Pra que cobrir ?? Pra que dar visibilidade ?
Se fosse só os medalhão.... Luiz Ruffato, Fernando Bonassi, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Lourenço Mutarelli, Arnaldo Antunes (todos muito bom), mas se fosse só eles, certeza que teria rendido capa de ILUSTRADA, CADERNO 2.
Mais de 150 poetas da periferia em outro país e nem uma matéria na nossa mídia impressa.
Essa é a nossa IMPRENSA IMPRESSA. Adora mostrar a quebrada, com tanto que não seja fazendo ARTE, TEATRO, SARAU, LANÇANDO LIVRO, PRATICANDO ESPORTE.
Tem espaço, falando de OSTENTAÇÃO, SEXO, DROGAS, ARMAS, CRIME... pras coisas boas que combatem a violência..... não importa se é na Globo ou na Argentina, não sai uma NOTA.
Porque ?? Dê a sua opinião aqui, pra gente mandar pra essas redações.

É isso......
Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspot.com
@Alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário