segunda-feira, 23 de junho de 2014

Crônica Política em Plena Copa.

Por: Alessandro Buzo

Não tive nenhuma agenda oficial de trabalho vinculado a Copa do Mundo, nem comprei (muito menos ganhei) ingresso pra nenhum jogo.
Então tô vendo a Copa pela TV, tanto faz se o jogo é em Itaquera, Castelão, DF, África do Sul, Japão....
Também não tenho visto jogo em bares, Fan Fest e muito menos tenho ido a Vila Madalena (nunca foi meu roteiro).....
Mesmo no meu sofá, com minha TV grande que comprei nas Casas Bahia e um churrasco em família por jogo do Brasil (primeiro jogo teve meu irmão Alvaro Buzo, sua esposa Elaine e meu sobrinho Robert), no segundo minha sogra D.Maria, sobrinha Thauany e cunhada Perpétua. Mesmo no sofá, essa Copa está um barato.
Cada jogão, cada surpresa, quanta emoção.
Fiquei 8 dias de férias como a muito tempo não rolava.... fui pra praia com chuva, fiquei em casa atoa... e hoje, dia de Brasil x Camarões é o ultimo dos 8 dias, foi bom. Apesar de alguns compromissos a partir de amanhã, agenda mais vazia que de costume.... manter assim e curtir a Copa quando for os mata mata.
Mas não foi pra falar do Brasil que ainda não empolgou que vim aqui, nem pra rir da desgraça da Espanha, Inglaterra ou Portugal, nem pra lembrar que do confronto Itália x Uruguai, só um sobrevive. Nem pra aplaudir a Holanda, nem pra falar da Alemanha que goleou uma e passou sufoco com Gana no segundo, nem pra falar de Chile e muito menos da Costa Rica, não...... não vim falar da França de Benzema e nem da má sorte dos EUA que tomou gol aos 49 min., nem da Argentina salva 2 vezes pelo Messi.
Vim falar de pré-copa e pós copa......
Vamos lá......... começando pela...... PRÉ-COPA.

Confesso que levei meu filho no Brasil x Sérvia no Morumbi, último amistoso antes da Copa, com receio de protestos. Não por mim, não tenho medo de nada, mas pelo meu filho que apesar do tamanho, é só uma criança de 14 anos apaixonada por futebol.
Fiquei tenso no dia..... por tudo que "podia acontecer"...... não aconteceu nada, o jogo foi mais ou menos, mas o Evandro conheceu o Morumbi, viu pela segunda vez seu ídolo Neymar jogar, foi o ingresso mais caro da minha vida, mas valeu. Esses momentos pai e filho são pra sempre.
Agora imagina o turista europeu ou de qualquer outro país do mundo. Quanta gente não deixou de vir por receio, ou medo mesmo do que poderia acontecer... quanto não deixou de circular de dinheiro no turismo, na gastronomia. Quanta gente não deixou de se planejar e ter a chance de ganhar um extra.
Afinal diziam que NÃO VAI TER COPA. Prometeram quebrar tudo etc...
Até onde todos os protestos de junho do ano passado pra cá foram úteis (ou não) pro país...... vamos falar disso agora no ......

PÓS COPA.
Lembro do lendários protestos dos R$ 0,20... quando diziam que o BRASIL ACORDOU.....
Eu e minha luta por um mundo melhor, um país mais justo e mais cultural.... não me senti 100% representado, porque NUNCA DORMI.
Vi na TV gente no protesto tirando SELFIE pra por no FACE.
Eu mesmo passei "dentro" de uns dois, três protestos e poderia ter feito uma foto pra dizer que ESTAVA NA RUA...... mas como estava de passagem e não diretamente no protesto, não fiz. Seria desonesto da minha parte.
Vi também muitas família classe média, orgulhosos de estar na rua...... a grande MULTIDÃO que ACORDOU e depois VOLTOU a DORMIR.... sobrando só os Black Bloc e pouco mais que isso.
Agora tem protesto em São Paulo, dia sim, dia não..... fazendo a cidade mais caótica do que ela já é..... o povão mesmo, só tem uma dose a mais de sofrimento no dia a dia.
Um pai tirando um Black Bloc dum protesto a duas semanas deixa claro, tem muito REBELDE SEM CAUSA se passando por revolucionário, mas cresceram com sucrilhos no prato e escola paga.
Protestar por um transporte mais digno, seria mais legitimo se fosse o povo que sofre diariamente nas condução que protestasse, mas esse só quer chegar ao trabalho pra não perder o emprego.
Acredito que quando o medo de perder o emprego for menor que a vontade de mudança, talvez mude. Metrô de greve, fica 100% do povão em casa apoiando a greve, mas o que vemos é ...... pessoas se matando pra chegar ao trampo.
Mas o que me fez escrever esse texto é a parte final da PÓS-COPA.... escrevo agora, antes de saber se o Brasil vai ser (ou não) Hexa. Sem o calor da emoção de uma conquista e sem a decepção de uma derrota.
Depois da COPA vem as ELEIÇÕES, seria uma grande momento pra promover mudança..... mas desde o LULA, que era uma ESPERANÇA DE MUDANÇA que não temos mais nem isso.
Votei sempre no LULA e depois na DILMA, mas hoje não voto mais por convicção e sim no mesmo pior.
Votei no Haddad sem um pingo de vontade depois dele apertar a mão do Maluf, nem quis tirar uma foto com ele quando trombei no SPTV..... mas votei pra evitar uma final SERRA x RUSSOMANO, que seria desastroso. Serra prefeito e Alckmin governador e não sobraria pedra sobre pedra na periferia. A PM do Alckmin mata mais que a ROTA do MALUF......
Votei no Haddad porque era o menos ruim....
O que dizer da disputa presidencial ......
Ou voto na DILMA, longe de vaiar ela e muito menos ofende-lá, tem meu máximo respeito por ter lutado na ditadura, mas essa Copa sem transparência me desanimou um pouco...... mas ......
Ou voto nela ou no QUARTETO FANTÁSTICO "Aécio Neves" (candidato) e seus aliados FHC, Alckmin e Serra. Tenho certeza que isso não vai ser bom pro povão.
Tirando essas duas opções, qual a terceira ??? De verdade.... tem uma terceira opção ou a luta é DILMA x AÉCIO. Se for.... sou DILMA.
Mas falta aquele nome que fosse uma MÍNIMA ESPERANÇA de MUDANÇA.
Com essa perspectiva desanimadora..... que vem o pensamento.
DE QUE ADIANTOU TANTO PROTESTO, tanta bomba, tanto revolucionário, tanta depredação......
A mudança precisa ser na urna..... mas com Tiririca deputado, Marquito vereador..... pior que o Marquito é a BANCADA DA BALA, que foram eleitos na URNA por uma classe média que acredita que POLÍCIA é SEGURANÇA.
Vejo o Datena e o "Corta pra mim" botando terror psicológico diariamente na população e isso é permitido.
Plantam na cabeça do povão, que a solução é a redução da maioridade penal..... ninguém fala pra investir em educação, cultura e esporte.
Daqui 2 anos vão querer medalha nas Olimpíadas, mas o Judô, basquete, vólei, remo, atletismo segue abandonado como sempre.
Quantos talentos não se perdem na periferia por falta de investimento.
Poderíamos ser uma POTENCIA ESPORTIVA com 10, 15 anos de investimentos sérios. Mas só pensam em construir cadeia de segurança máxima.
Sem falar da corrupção, gritante no Brasil.
Desconfio desses protestos quase diários, porque não vejo mudança de mentalidade no dia a dia, o cara que foi pra rua orgulhoso e patriota em junho de 2013 é o mesmo que para na vaga de idoso no mercado, que burla qualquer coisa pra ter vantagem, que mal cumprimenta o seu vizinho, que nunca fez nada pelo social, que só pensa no seu umbigo.
Desconfio dos Blac Block porque quebrar tudo e trazer o terror, não traz quase nada de benefício, de que adianta uma liderança sem rosto, destruir uma agencia bancária vamos dizer que não da pra ter dó do banco que nos roubam diariamente, mas quebrar uma loja, mesmo que ela seja de carro importado. É mais desemprego, mais sensação de insegurança, a PM longe é criticada. perto agem com excesso de violência.....
O Alckmin parece perdido, sem comando....
Eu não sei o quanto esse texto vai ser criticado pelos revolucionários de plantão.
Mas um mundo melhor eu faço no dia a dia, sendo um bom pai, marido e fazendo o máximo que posso por mais cultura na quebrada.
Queria um candidato a presidente que me desse esperança de mudança, mas nas duas próximas eleições, já ficaria satisfeito em varrer deputados e vereadores que não fazem nada pelo povo, mas acreditem.... nem nisso acredito.
Estou pessimista confesso...... mas ACORDADO acima de tudo.
No momento, só quero curtir os jogão da COPA ...
Afinal.... está tendo COPA.
Destaque pra invasão de chilenos e argentinos ao país, esses que vieram de carro, sem ingresso, nem hotel. Essa torcida me representa.
A elite branca que vaiou e ofendeu a Dilma..... vão tudo votar no Aécio. E VOCÊ ?

Alessandro Buzo.
www.buzo10.blogspot.com
Twitter: @Alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário