quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Crônica

Quando a caminhada fica dura, só os duros continuam caminhando...
Por:
Alessandro Buzo



O que seria das quebradas sem Hip Hop ?
O que seria de São Paulo, sem poesia ?
Tem vezes que um evento cultural recebe a carga do momento que a cidade vive.
Lembro de 2006......
Quando o PCC (Primeiro Comando da Capital) promoveu uma série de ataques contra as forças de segurança pública.
Nessa semana dos ataques em 2006 a cidade de São Paulo mergulhou no medo.... bandidos de um lado, polícia do outro e no meio da guerra o povo.
Até ai... OK. É o cotidiano da metrópole.
Mas no domingo, depois da semana de tensão e mortes, era dia de FAVELA TOMA CONTA no Itaim Paulista. No CDHU onde fazemos a 10 anos o dia das crianças, não era outubro, mas naquele tempo a gente fazia umas três edições por ano.
Desde a sexta-feira que dezenas de pessoas me ligavam pedindo pra cancelar o evento.
No dia da festa mais gente aconselhava: - Buzo, adia o evento, melhor não arriscar.
Lembro que uma das atrações era o grupo de MG, Realistas NPN.... eles vieram de busão de rodoviária e do Tietê ao Itaim Paulista foram de trem. No centro do Itaim eles tomaram a primeira geral da PM, quatro manos, negros, com bolsas..... foi batata, mão na cabeça.......
Depois eles chegaram na minha casa, eu recebi eles e quando saíamos pro local do FAVELA, voltei pra atender mais uma pessoa me dizendo: - Buzo, não vale a pena arriscar, cancela o evento.
Mas já estava decidido, iriamos fazer o FAVELA TOMA CONTA pra dar uma aliviada na tensão.
Enquanto eu atendia esse último telefonema os caras do REALISTAS tomavam mais um enquadro na porta da minha casa.
Eu sai e falei pro PM: - Pô, já é o segundo enquadro que os caras tomam hoje, nem são de São Paulo. São meus convidados..... (o que não queria dizer muita coisa, afinal eu nem era da mídia naquele tempo).
- E o que eles fazem aqui ? Me perguntou o PM.
- Vão cantar no meu evento.
- Que evento ?
Mostrei o cartaz no poste do outro lado da rua, eu e o PM caminhavamos até lá.... Pensei no nome do evento "FAVELA TOMA CONTA" e disse: - É um evento com apoio da Secretaria Estadual de Cultura. Isso era verdade, eles que deram a estrutura daquela edição.
Os PM´s se foram, mas antes um deles me disse: - Se eu fosse você, cancelava o evento.
NÃO CANCELAMOS e a festa foi linda, realmente trouxe um alivio pra uma semana tão tensa. RAP É COMPROMISSO....
Um domingo de PAZ depois de uma semana de GUERRA.
Ano passado, naquele dia que tentaram invadir a PMSP no Viaduto do Chá, durante os PROTESTOS DE JUNHO, era uma terça-feira.
Mesmo com várias ruas do centro bloqueadas a gente foi pro Bixiga, não dava pra CANCELAR o Sarau Suburbano daquele dia. Já tínhamos anunciado o SARAU com lançamento do livro da Luz Ribeiro.
Teve Sarau (meio esvaziado é claro), mas teve. POESIA em meio ao Kaos.
Na última terça, foi mais um dia desses..... primeiro a chuva que alagou vários bairros, mas não foi só isso..... teve ônibus queimado e boataria de toque de recolher na zona norte de SP.
Meu filho (de 14 anos) saiu da escola debaixo de chuva e pegou o busão (da Casa Verde) pro Bixiga..... a gente ficou apreensivo até ele chegar.
Graças a Deus chegou em PAZ. Reclamando só que o ÔNIBUS Pinheiros / Imirim, linha 967-A, chovia mais DENTRO do que FORA....
O Sarau Suburbano recebia 2 lançamentos que vieram de longe, o Grupo Poder Bélico da Favela do meu Itaim Paulista e o escritor Nego Panda da Praia Grande.
O Sarau ficou meio esvaziado, mas foi muito bacana.
É isso.... a cultura não pode dar espaço pro KAOS da cidade.
Só a cultura, esporte, lazer e educação podem combater a violência.

Alessandro Buzo
escritor e cineasta.

Twitter: @Alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário