quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Grandes Livros.....

Terminal, mas sem fim
Do livro “Estação Terminal” de Sacolinha

por Jéssica Balbino
@jessicabalbino



O amadurecimento do escritor Ademiro Alves, que neste livro passa a assinar apenas como Sacolinha é notado logo no tema abordado. Fugindo do clichê das vidas interrompidas pelo tráfico de drogas nas periferias do Brasil, o escritor que descobriu o gosto pela leitura quando ainda era cobrador de lotação, usa a experiência cotidiana que teve durante boa parte da vida para construir uma ficção embalada pela realidade utilizando como cenário o Terminal de Itaquera, em São Paulo.
Com personagens bem criados e destinos entrelaçados, o livro revela a habilidade do jovem escritor em cortes cinematográficos no texto, que deixam o exemplar em impossível de ser largado antes da última página.
A máfia dos perueiros, dos policiais corruptos e dos comerciantes do Terminal é revelada por meio de uma narrativa envolvente e a ficção da literatura marginal transforma-se, quase sem querer, numa obra de jornalismo, porque em nada diferente da realidade, de tão bem escrita que é.
Mais uma vez, a periferia e os problemas sociais aparecem nas páginas da literatura brasileira e são escritos por quem vivencia a história.
Somente um usuário do sistema público de transporte na maior capital da América Latina poderia escrever com tanta propriedade.
Sacolinha marca a literatura contemporânea no país e os fatos narrados no Estação Terminal mostram desde a dona de casa que virou crente e mudou-se para o local a espera de Jesus, desde o paraplégico que vende balas no local, os perueiros que estão nesse ramo porque esgotaram todos outros, os mendigos, os usuários de drogas, os mulherengos, os acidentes fatais e tudo mais que envolve o cotidiano de um terminal de ônibus.
A narrativa não passa despercebida em nenhum momento e todos temas tratados em meio ao principal integram a rede da trama, assim como as linhas de ônibus e vans de transporte, sejam autorizados ou clandestinos. E assim é a literatura feita por Sacolinha. Autorizada, porém, narra a clandestinidade dos escritores marginais. Uma excelente obra que não pode ficar apenas no circuito periférico. Merece invadir a elite e ser lida, não apenas nas conduções, mas nos bancos dos carrões importados.



* Jéssica Balbino é jornalista, escritora e blogueira (www.jessicabalbino.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário