quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vivemos um bom momento.

Por Alessandro Buzo

Inegável que o Hip Hop e a Literatura Marginal/Periferica/Divergente passa por um bom momento.
Mas pra começar vamos falar do Hip Hop, além de 2011 ser o ano prometido do novo albúm dos Racionais Mcs, muito aguardado, musicalmente e também porque movimenta tudo um CD do maior grupo do país.
Mas a velha guarda ta firme e forte, outros estão produzindo e esse ano ainda pinta Realidade Cruel, Ndee Naldinho (que produz no estúdio que tem na sua casa).
Enquanto isso a nova geração ta a milhão, reflexo de terem crescido nos tempos de internet, tão tudo Bin Laden, produzindo, fazendo vídeo clipes, músicas que logo estão pra baixar na internet, EP's, Cds, Dvds (em menor quantidade).
Quem imaginava surgir no Jd Elisa Maria (fundão da norte), um VRAS77, talento nato nas filmagem e edições, fez os clipes UM BRINDE e MISTER M do Inquérito, neste ultimo usou a GRUA de 7 METROS que fez de ferro velho, tudo saiu (e funciona perfeitamente) R$ 100,00, uma dessas custa 10 MIL. Onde o Vrass aprendeu fazer ? Vendo os modelos (em detalhes) na internet. Seus clipes estão ganhando destaque pela qualidade, atraindo outros clientes como o AO CUBO.
Maior orgulho ver um Emicida na capa da Ilustrada da Folha em Nova York. Essa conexão (não só pro Emicida) ainda vai render nos proximos anos, vem Copa do Mundo, vem turistas que viram contato e quando menos se espera vamos (quando digo vamos é vários) pro mundo todo. O Mundo é o Limite até um Sabotage da vida marcar um show de rap na lua, ai o limite vai ser o universo.
Kamau, Rincon Sapiência, Projota, Rashid (os 2 ultimos tem um estúdio na casa do Rashid), na mesma rua que o Projota também mora ali no Lauzane.
É a nova cara da mesma periferia.
Vejo o James Lino fazendo o seu CLUBE DO RAP, o Crônica Mendes com a Nina fazendo o Projeto Origens, o Don Pixote fazendo os seus também, tem o DJ BOLA 8.
Precisamos desse circuíto onde rola um qualquer. Onde os mano recebe o seu e paga as conta, maioria do Rap Nacional hoje é tudo pai de família.
Eventos de rua na quebrada, não são tantos mas resistem, esses dias fui no Tributo ao Sabotage no Campo do Palmeirinha na Comunidade do Paraísopolis e foi da hora, estava no bonde com o Rappin Hood (tinha dado entrevista no programa Rap Du Bom, 10 anos no ar), trombei por lá os filhos do Sabotage (gosto muito deles, conheço a alguns anos), Sandrão RZO meu cumpadi (o cara foi no lançamento do meu primeiro livro, quando ninguém me conhecia em Dezembro de 2000), acha pouco ? Era véspera de natal.... no Jardim das Oliveiras / Itaim Paulista. Trombei ainda o Função RHK que promovem o RAP DA QUADRA em Itapevi.
O meu FAVELA TOMA CONTA muito em breve vai voltar (ultimo foi em 12/10/2010).... mas nós num parou não, TRADIÇÃO desde 2004 no Itaim Paulista, a proxima vai ser SÓ a 24a edição. Já passou nomes como Realidade Cruel, Dexter, GOG, Thaíde, Expressão Ativa, Sandrão RZO, Ndee Naldinho, Trilha Sonora do Gueto, Rosana Bronks, Dudu de Morro Agudo, MC Marechal, PeVirgulaDez, Função RHK, A Família, DuGuetuu (RJ), DMN, Criolo Doido, Wesley Noog, Periafricania, Versão Popular, Cabal, Materia Rima, King Nino Brown entre tantos outros que já passaram pelo palco do FAVELA TOMA CONTA, que nunca cobrou um real de ingresso, que teve 21 edições no Itaim Paulista, 1 em São Miguel Paulista e um na cidade de Ribeirão Preto (20 de Novembro 2009). Enfim.... nóis capota mais num breka, muita gente venha por conta propria, nas vezes que tivemos de onde tirar, pagamos transporte e até um cachê simbolico. Tudo pra fazer de graça na sua quebrada, 23 vezes. Não precisa gostar mais tem que respeitar.
Tantos outros traalhando, fazendo música, shows, viajando, lançando EP's, CD's.....
Além do Manos e Minas na TV Cultura que tem Max B.O., eu (Buzo), Emicida, Dj Erick Jay, tem o Thaíde no A LIGA da Band, MV Bill na Globo e agora TV Brasil, Big Richard na TV Brasil, Zinho Trindade fazendo o Hip Ho Cozinha na internet. Estamos chegando aos poucos, mas viemos pra ficar.
Inclusive no cinema.....chances grandes de termos Profissão MC II.
É um exercito. Acostumado a ser mal tratado pela mídia e por quem pensa pequeno, mas conquistando cada vez mais espaço porque aqui ninguém ta de brincadeira não.

LITERATURA MARGINAL VAI BEM OBRIGADO.
Mantenho esse título mesmo alguns autores que vou citar não usar o mesmo, preferindo periférica, divergente e aindo só literatura.
Eu (autor de 7 livros) acho que se estamos lançando (vários) livros....é só literatura, mas todos os nomes que foram citados acima, nenhum me incomoda, sou marginal, periférico, divergente.
Tô preparando meu oitavo livro e o quinto volume da coletânia literária "Pelas Periferias do Brasil" ainda pra esse ano.
Quando o assunto é literatura, vale lembrar a importancia dos Saraus pra expalhar esses textos e livros pelos becos e vielas, o mais antigo e um dos mais importantes da cena é a Cooperifa organizado pelo poeta Sérgio Vaz na Zona Sul de São Paulo. Alô ELITE....... Há 10 Anos !!!! Não ouviu (ou leu) errado não. A 10 anos e toda quarta feira.
Parabéns ao Vaz (grande referência da cena de sarau) e sua comunidade.
Nesses mesmos 10 anos, dezenas de outros saraus surgiram na Vila Bransilândia, Cidade Ademar, Pirituba, Itaim Paulista, Suzano, Ipiranga e tantas outras quebradas, até no Bixiga (nosso Sarau Suburbano que completa 1 ano em maio/2011).
Livros de monte, com dinheiro do VAI, do bolso, alguns por editoras como a Aeroplano, Global.
Mano, o que o Sacolinha ta fazendo na Secretaria de Cultura de Suzano se chama revolução, levando atividades quase diárias na cidade, da literatura a música. Está de parabéns o escritor Sacolinha, fazendo do seu jeito, muito bem feito.
Ferréz prepara novo romance, sua 1 da Sul também tem mais de 10 anos, lançou livros em diversos países. Alô ELITE, eu disse diversos países.
Vocês não esperavam né, França, Italia, Alemanha....sei lá mais onde.
Na ultima Virada Cultural um palco de nome Cultura Periférica trazia uma hora de show (com atrações que circulam a anos pelas quebradas) e SARAUS. A poesia esteve presente. Estamos em todo lugar.
Onde os boy vê (Feiras do Livro, TV, internet) e onde só quem vê é a comunidade, onde os boy num vê e muitas vezes nem sabe onde é. Nem liga....
Enquanto a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS faz homenagem ao Ronaldinho Gaucho, quem num sabe citar 1 livro que tenha lido.
Minha homenagem pra fechar esse textos vai para (já se desculpando por que não foi citado porque me fugiu na hora, mas que é do bonde ta ligado).....
A ACADEMIA DOS MALOQUEIRO CHAPA QUENTE, dos favelado que lê, dos que escrevem, a nossa homenagem vai para Ferréz, Fuzzil (aprendeu ler aos 16 anos e lançou 2 livros), Sérgio Vaz, Sacolinha, Allan da Rosa, Vagnão e todos poeta da BRASA, aos Mesquiteiros, Periferia Invisível, Marginaliaria, Tenda Literária, Michel e Raquel e todo mundo que faz parte desse elo, Tubarão DuLixo, pra quem ta no Itaim Paulista (Griots, O que dizem os umbigos), ao Sarau da Ademar e suas mina, ao Pezão, nossa homenagem vai para Marcelino Freire, Xico Sá, Walner Danziger, Zinho Trindade, Akins Kinte, Priscila Nadja, Vato, Andre Vasconcelos, Mel Duarte, Pilar e tantos outros, vejo o Emerson Alcalde convocando A MASSA.
Teria mais cem nomes, mas prefiro dedicar esse texto a todo mundo que lê. Principalemente que é da periferia e lê.
Pensavam que não sabiamos nem ler, e estamos escrevendo nossos livros. Frase minha mesmo, do escritor Alessandro Buzo, prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário