domingo, 18 de agosto de 2013

MOMENTO ÚNICO


2 anos do SP CULTURA no SPTV e centésimo quadro.
Por Alessandro Buzo

Dia 30 de setembro de 2013 o quadro SP CULTURA do SPTV 1a edição completa 2 anos na grade da Globo, mostrando a verdadeira cultura da periferia.
Isso é sem dúvida um marco.
No meu mais otimista dos sonhos, nunca imaginei que conquistaria(mos) um espaço assim.
2 anos pra mostrar pra quem desacreditou...... pra fazer quem torce contra se dedicar mais.
Antes disso outro marco, dia 14/09 a gente exibe o quadro de NUMERO 100.
Eu me orgulho do conteúdo desses 100 primeiros quadros. Foram tantos momentos inesquecíveis.
Foco agora é manter nesse nível.
Nas ruas o povo é muito atencioso, onde eu passo, seja na periferia (ou não), só elogios ao SP CULTURA. Quem é da periferia se sente representado e quem não é gosta de saber que tem tanta coisa bacana rolando.
Outro orgulho é alguns projetos como o TÊNIS NO PARQUE no Parque Santo Dias na Cohab Adventista no Capão Redondo, depois do quadro exibido eles tiveram a quadra reformada, foram conhecer Roger Federer, numero 1 do mundo. Outros projetos também tiveram esse retorno.
A sensação que VC ou seu trabalho ajudou alguém é muito boa.
Quando entrei sabia que ESTAR NA GLOBO não era uma missão fácil. Mas se fosse fácil qualquer um faria.
Imaginei receber críticas principalmente do movimento hip hop mas elas foram quase nula. E eu sabia que "com o tempo" o trabalho falaria por si só e é isso que aconteceu.
A única coisa que a gente demora de acostumar é ser reconhecido "TODO DIA" nas ruas. Mas o que recebo é muito carinho e atenção.
Essa semana funcionários do Pão de Açucar Casa Verde pediram pra tirar foto, no trânsito o carro do lado manda salve, a senhora na padaria, o segurança do banco. Eu atendo todo mundo, com o mesmo carinho.
Vejo um monte de gente que me reconhece mas fica sem jeito de dar uma idéia, outros querem uma foto. Até pelo conteúdo que eu apresento, me orgulho desse reconhecimento.
Pra falar sempre vai ter gente. Nem Jesus agradou a todos e não tenho essa pretenção, minha única pretenção é seguir EM FRENTE.
Pra quem pegou 20 anos de trem lotado na zona leste de SP, estar na TV e ser reconhecido é só pra compensar a vida que sempre foi dura, as vezes dura até demais.
Eu sou sobrevivente, passei por muitas coisas, mas o Hip Hop me resgatou, a minha esposa (15 anos juntos) me deu foco e o meu filho me deu um motivo pra lutar, dar a ele uma vida um pouco melhor do que a minha.
É bastante trabalho, ter um quadro toda semana pra exibir, produzir isso.
Ainda mais que não é "SÓ ISSO" que eu faço.
A Suburbano Convicto Produções e eu (Buzo) está no momento em algumas frentes, manter aberta a única livraria do país especializada em literatura marginal, LIVRARIA SUBURBANO CONVICTO 6 anos, 3 ultimos deles no Bixiga.
Sarau Suburbano semanal na livraria. É mano, semanal é semanal. Toda terça nóis q ta. Isso..... estar acessível toda semana pra quem quiser me ver, trocar uma idéia, fazer uma foto.... faz com que eu siga militante, pra não virar artista.
Tem o Sarau Suburbano é 10! que a partir de 28/08 volta mensal nas Unidades Uninove, nossa literatura e poesia, sem tirar uma virgula, na faculdade.
A Uninove viabiliza também o Jornal BOLETIM DO KAOS.... saiu em julho e agora vem firme e forte mensal..... Outubro, novembro, dezembro/2013.
20 mil exemplares de um jornal com conteúdo cultural e gratuíto, distribuído 80% na periferia. Assim que é.....
Tem o FAVELA TOMA CONTA que chega a 27a edição (desde 2004) no Dia das Crianças (12/10/13) no Itaim Paulista, onde tudo começou, meu bom lugar.
Fazer o FAVELA no DIA DAS CRIANÇAS é um compromisso. Não é por estar na TV que eu deixaria de promover esse evento. SHOW´s, doces e brinquedos na minha quebrada, no dia deles, das crianças. Esse ano teremos Thaíde, Sarau Suburbano e muito mais.
Nas épocas dos tempos difícil, o meu lema de vida era: NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO DIA.
Agora, tendo que fazer tudo isso acima e um pouco mais.... nem falei tudo que estamos envolvidos, o lema é: NÓIS CAPOTA MAIS NUM BREKA.
Não fiquei rico e nem realizei "ainda" o sonho da minha vida de ter uma casa própria, os sonhos ainda são humildes, porque não quero mais do que viver tranquilo, pagar minhas contas em dia, viajar um pouco e estar com minha família.
Como diria o parceiro de luta Tubarão Dulixo.
- O brinde ainda é nas humilde, com sidra nos copo de requeijão, mas se não for verdadeiro, no copo, nem põe a mão.
2013 ainda tem muito pra acontecer..... imagina 2014, 2015....

Alessandro Buzo.
@Alessandrobuzo
Suburbano Convicto Produções.
www.buzo10.blogspot.com




Foto: Frase Alessandro Buzo e modelo: Walter Limonada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário