sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DROGA MATA

Por: Alessandro Buzo

Amigos (as), vivemos dias de Kaos.
A droga está tomando conta e acabando com vidas e consequentemente com famílias.
Lembro no final dos anos 70, começo dos anos 80.
Eu morava no Jardim Olga (Antiga Rua 5) no Itaim Paulista.
Naquele tempo a polícia descia a rua e não precisava nem de flagrante pra ir pra delegacia, os PM cheiravam a mão, se tivesse cheirando erva, delegacia.
Claro que vivemos outros tempos.
Quando eu era adolescente. Sabia que cocaína era a morte, temia ela .... antes de usar.
Quando usei.... achei da hora, não tinha a fumaça anti-social da maconha, qualquer banheiro você entrava e dava um tirinho.
Fiquei viciado por 10 anos e larguei graças a minha família e o Hip Hop.
Só uma vez, por uma madrugada inteira, fumei crack no cachimbo. Sensação estranha... fiquei com medo e nunca mais usei.
Agora mesclado, pedra de crack misturado no cigarro de maconha, foram quase um ano de vício.
Lembro uma vez, eu e outro viciado fumando mesclado na chuva, no mato, debaixo de um guarda-chuva.
É essas coisas que vão transformando a pessoa num bicho, você perde a auto estima, se afasta dos amigos de verdade.
Graças a Deus larguei e melhor que isso, me agarrei a CULTURA, esposa e filho e hoje vivo outra vida, uma segunda chance.
Lancei livros, fiz filme e trabalho na TV.
Mas poderia ter morrido ou ido preso.
Fiz loucuras por cocaína, pegava fiado, vendi algumas coisas.
POSTO ISSO PRA MOSTRAR QUE É POSSÍVEL SAIR DO FUNDO DO POÇO E RESGATAR SUA VIDA.
Hoje a juventude está entrando nas drogas cada vez mais cedo.
Alcool e cigarro também é droga.
Acho, sinceramente que a maconha deveria ser liberado, combatendo o tráfico de drogas e liberando da criminalidade o usuário da mais branda das drogas, o alcool é bem pior.
E o alcool por ser liberado, está na mão dos jovens.
Esse caminho alcool, maconha, cocaína é lenda.
Eu mesmo, nunca tinha fumado um baseado e conheci a cocaína.
Lembro quando o CRACK chegou no início dos anos 90.
Nossa banca de drogados no Itaim Pta, foi devastada.
Nos 2 primeiros anos, muita gente se viciou e morreu, por causa da droga ou morto por traficante, pela PM roubando pra manter o vício.
A gente pensa que pode controlar o CRACK como muitos fazem com a MACONHA e até com a COCAÍNA.
Mas o CRACK acaba com tudo muito rápido, ele tira sua alto estima e traz uma paranóia que faz a pessoa só pensar na droga.
Passa a roubar em casa, depois na rua.
É muito difícil largar SOZINHO como eu fiz.
Muitas famílias fingem não ver o problema até ele ficar grande demais. Não sabem como lidar....
Pessoas próximas se sentem incapazes.
Eu mesmo tenho pelo menos 2 sobrinhos precisando de ajuda e não encontro forças pra fazer nada.
Queria ajudar, mas agenda sempre cheia, nem vejo eles, só fico sabendo das merda que eles fazem, um deles roubou até o GÁS DE COZINHA da sua casa.
IMPOTÊNCIA.
Queria ajudar mais, fazer mais.... só que não é nada fácil.
Deixo aqui um alerta aos jovens, cuidado com a quantidade de bebidas alcoolicas, não vá de embalo dos falsos amigos.
NUNCA USE COCAÍNA OU CRACK, nem por curiosidade, nem pra fazer parte de uma turma.
Quando você estiver viciado, não vão restar amigos.
CRACOLÂNDIA é um problema REAL que existe não só em São Paulo e Rio de Janeiro, tem gente viciada até em cidades pequenas do interior.
Essa porcaria de DROGA está por toda parte.
O melhor seria PREVENÇÃO .... investir pesado em cultura, esporte, educação e lazer. Mas isso é complicado no Brasil, com tantos políticos corruptos.
Os governantes que de nada entendem.... fazem um programa a cada 6 mesês e nunca da certo.
Se todo dinheiro desviado pelos fiscais do Kassab tivessem sido investidos na cracolândia e nos viciados, talvez .....
MUITA GENTE ACHA QUE O PROBLEMA NÃO É COM VOCÊ, ATÉ ATINGIR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.
Faça alguma coisa antes disso.
Fale sobre o assunto com seu filho, sua filha.
Fique alerta com as companhias e mudanças de comportamento.
Resolvi escrever esse texto depois de assistir depoimento do jornalista esportivo Chico Lang da GAZETA, que luta pra livrar o filho das drogas. Do crack...
Abaixo link do vídeo dele, aqui fica minha solidariedade a quem enfrenta esse problema e meu ALERTA aos jovens.
Não caia nessa roubada, nem sempre vai ser possível um final feliz como o meu.
A Deus peço pra que nunca meu filho sofra dessa doença.
É isso....

Alessandro Buzo
escrito, apresentador de TV, cineasta e "pai"
www.buzo10.blogspot.com
TWITTER: @Alessandrobuzo

DEPOIMENTO DO CHICO LANG



Nenhum comentário:

Postar um comentário