sexta-feira, 28 de março de 2014

COPA DO MUNDO PADRÃO FIFA



Por: Alessandro Buzo *

Sou um eterno romântico. Gosto de várias coisas a moda antiga.
Mas o que realmente eu gostava no passado e não gosto tanto hoje é da Copa do Mundo.
Antes de falar da Copa de 2014 no Brasil, vamos relembrar algumas passagens da minha memória com a Seleção Canarinho.
Não sou do tempo do Pelé, Garrincha. Queria muito ter visto, mas não é do meu tempo.
Nasci em 1972 (tenho 41 anos). A primeira Copa do Mundo que tenho lembrança é a de 1982, quando eu tinha 10 anos. Lembro bem dessa.
Não sei porque mas não tenho nenhuma lembrança da COPA de 78, eu tinha 7 pra 8 anos, mas não lembro de absolutamente nada.
Lembro "vagamente" do título de 1976 (que foi antes), pessoas comemorando na "Antiga" Rua Cinco onde eu morava no Jardim Olga, Itaim Paulista. Essa lembrança e a lembrança de um jogo que não lembro o ano, me tornaram palmeirense, a outra é um Palmeiras 2 x 2 Vasco no Maracanã com muita chuva, foi raça pura e é a primeira lembrança de eu ter "torcido" de verdade, mas não lembro o ano.
Voltando a COPA DO MUNDO, 1982, a primeira que eu me recordo tinha uma Seleção brilhante de Telê Santana, com ZICO (entre os 3 maiores que vi jogar), Sócrates, Falcão, Eder ... era um timaço. O fim da história todos sabemos, Tragédia do Sarriá, Italia 3x2 Brasil com 3 gols de Paolo Rossi pra Azurra.
Segunda Copa.... 1986, ainda era o Telê Santana, alguns de 82, mas não fomos tão brilhantes e perdemos pra França nos penaltys, Zico perdeu penalty no tempo normal que poderia ter definido, mas era não pode ser lembrado como vilão.... foi um dos maiores jogadores a vestir a Camisa Verde e Amarela.
1990, seleção capenga do Lazaroni, derrota pra Argentina por 1x0 com gol de Caniggia, passe de Maradona.
O que mais vale destacar nessa COPA era o espírito de copa que tinha na periferia naquele tempo. Todo mundo ajudava pintar a rua, por bandeirinha, uma rua queria ficar mais bonita que a outra. No Jardim Olga a gente reunia a galera e fazia a festa, isso foi criando forma nas eliminatórias e antes da COPA fundamos a primeira (e única que eu conheço), torcida organizada do Brasil, se chamava BRA-POVO e eu era o presidente. Fizemos camisetas amarelas que traziam nosso símbolo, o MENINO MALUQUINHO do Ziraldo (sem autorização é claro), chutando uma bola.
Fazia parte da BRA-POVO eu, meu irmão Alvaro, o Cido Rasta que hoje mora em Limeira, o Julio Cesar, Pedrinho, Naldo, Rodrigo e outros amigos. Festa todo jogo...
1994, enfim TETRA. Eu morava no Itaim Paulista, mas não mais no Jd Olga, tentamos REVIVER a BRA-POVO mas não teve a mesma força de 1990.
Lembro que embriagado eu caí de um caminhãozinho cheio de maluco em cima, que comemorava a vitória de 1x0 sobre os Estados Unidos com Gol de Bebeto pelas ruas do Itaim Paulista, me machuquei, mas poderia ter sido muito pior, mas a gente sabe, Deus ajuda os bêbados e as crianças.
1998, 2002, 2006, 2010.... já foram Copas onde eu tinha responsa de pai de família (casei em 98), e não tenho nada pra destacar.... o amor e a importância dada já não era a mesma.
Mas enfim.... sempre torci pro Brasil na Copa.
Sempre sonhei (no passado), eu ver uma Copa do Mundo no Brasil, imaginava assistindo os jogos no estádio, vivendo aquilo tudo que via pela TV a cada 4 anos.
Já mais escolado e politizado ..... fiquei feliz quando deu BRASIL pra sediar a Copa de 2014. Não pelo mesmo sentimento de antes, mas porque achei num primeiro momento, que seria BOM pro TURISMO do Brasil, ia aquecer o mercado e trazer possibilidades, inclusive no Áudio Visual que eu já estava envolvido.
Mas sabe porque desanima, ou desanimou ?
Antigamente não tinha essa P..... de ESTÁDIOS PADRÃO FIFA, era no país sede com os estádios que tinha, no máximo um era reformado ou construído pra FINAL, coisas assim.
1978, 1982, 1986.... ninguém falava em PADRÃO FIFA, construir TODOS OS ESTÁDIOS pra Copa do Mundo.
A Copa era chamada pelo nome do país sede.... Copa da Espanha 1982.
Agora é COPA DA FIFA 2014.
A "FIFA" é um câncer pro futebol mundial..... esse lance de PADRÃO FIFA, construir um estádio em cada sede, a FIFA mandar nesses estádios antes e durante a COPA é um assalto a mão armada.
O país sede hoje investe uma fortuna e parece que só quem lucra é a FIFA.
Com a "pressa"... ainda mais no Brasil, vem a Corrupção, lavagem de dinheiro, obras super-faturadas... políticos e organizadores também devem ganhar, além da FIFA que fica com a fatia maior do bolo.
Isso acaba com o romantismo do futebol.... isso acaba com o espírito do futebol que era UNIR OS POVOS, agora é DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO.
Constroem-se estádios sem termos escolas, nem hospitais dignos..
Povo passando fome, gente se matando nas condução lotada e uma fortuna sendo investida pra ter o PADRÃO FIFA.
Tão bom quando era só FUTEBOL. Hoje é um GIGANTESCO negócio.
Muita gente ganha, e o povo que paga e se ferra como sempre.
Claro que o povão não vai ver os jogos "ao vivo", afinal o ingresso é caro, complicado pra comprar e um milhão de outras coisas pra afastar o favelado, o cara que antigamente ia na geral do maracanã fantasiado.
EU TENHO VERGONHA DA COPA NO BRASIL com nome da FIFA e estádios PADRÃO FIFA.
Vou torcer pelo Brasil ? SIM... como sempre.
Afinal amo futebol.
Mas não aceito o que está sendo feito. Passa em Itaquera a menos de 90 dias pra bola rolar na estréia , Brasil x Croácia..... o estádio está "quase" pronto e o ENTORNO é um GIGANTE CANTEIRO DE OBRAS. Na pressa..... SUPERFATURAMENTO é fácil demais de acontecer. Quem vistoria, quem cuida.
Quanto custa sediar um COPA eu não sei o valor, mas preferia esse dinheiro sendo utilizado em cultura, educação, saúde e transporte.
Apesar dos PROTESTOS que prometem.... Vai ter copa sim. Os ricos e turistas nos estádios, os protestantes tomando porrada da PM e o povão na TV, bebendo uma gelada e queimando uma carne (quando pode)...
Esse PADRÃO FIFA não me representa.
Não é pelo SELEÇÃO, é por DIREITOS.
Da-lhe Neymar.

* Alessandro Buzo é escritor, cineasta e apresentador de TV
www.buzo10.blogspot.com
Twitter: @Alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário