terça-feira, 4 de março de 2014

O ROBOCOP do Padilha.

Por: Alessandro Buzo *

Ontem (segunda-feira de carnaval) assisti ao filme: ROBOCOP do José Padilha. Mais letal que o Capitão Nascimento...rs
Mas antes de comentar o filme.... queria dizer que assisti o original umas 5 vezes no cinema, nos anos 80. Explico...
Quando eu era adolescente, trabalhava de Office Boy (uma geração antes dos moto boy) e enquanto 99% dos Office Boy matava tempo e trampo pra jogar fliperama, eu ia ao cinema.
Mano Brown e Ice Blue dos Racionais... iam na São Bento quando eram Office Boy.
Conheci todos os cinemas do centro de São Paulo, grande maioria fechado hoje em dia.
O Marabá que hoje tem 5 salas, era só uma "Gigante" a maior do centro. Outras grande que fechou foi o Ipiringa 1, Metro 1 e Marrocos 1, todos eles tinham a Sala 1 grande e a sala 2 menor. Lembrando ainda do PENHARAMA, no centro da Penha onde ví Karate Kid, era enorme. Hoje é uma loja.
Tinha o Paissandu, onde vi Atração Fatal.. o RITZ que hoje é estacionamento, o Cine Regina que é um hotel, o Art Palácio que virou Pornô, vi nele KING KONG. Enfim.... conheci TODAS AS SALAS porque ia ao cinema quase todo dia. Fazia os trampo a milhão..... matava 2 horas vendo um filme e depois voltava pro escritório e teve vez de a Ana Regina ainda dizer: - Fez tudo os trampo ? - Tudo. Respondia eu, que já tinha ido ao cinema. Tinha as 3 salas do OLIDO, que eram comerciais, hoje é só uma, programação diferenciada.
Naquele tempo, antes de me apaixonar pelo cinema brasileiro (ou nacional), via todo tipo de enlatado americano, de Stallone Cobra, ao Exterminador do Futuro, clássicos como OS INTOCÁVEIS, The Lost Boys e outros.
Via tanto filme que um dia precisei escolher uma vez, qual filme iria REVER, porque tinha visto TODOS que estavam em cartaz.
Confesso que era viciado..... lia a Revista SET de cinema, etc....
Vi todos os primeiros A HORA DO PESADELO. Alguns SEXTA FEIRA 13, O Exorcista.... curtiu um filme de terror, hoje não dou a mínima.
Também cansei dos enlatados americanos, quase não vejo mais, só um ou outro que faz muito sucesso, como AVATAR por exemplo. 90% que vejo hoje é Cinema Nacional e os outros 10% são infantis como MONSTROS S/A, Toy Story.... Uns anos atrás era 60% infantil e 40% nacional, agora que meu filho cresceu, tenho visto mais nacionais.
Uma vez, ano retrazado eu acho, eu e Marilda (minha esposa) fomos ao Central Plaza Shopping na região do Ipiranga, só pra ver o filme brasileiro 400 CONTRA UM, que só estava em cartaz lá, confesso que ainda sou viciado, mas aprendi a controlar.
Por isso virei cineasta e fiz PROFISSÃO MC, dirijo meu quadro na TV, é experiência.
Porque vi tantas vezes o ROBOCOP - O POLICIAL DO FUTURO (original), é que gostava muito do filme e tinha um cinema na Av São João (hoje é igreja), não lembro o nome, pequeno e CLASSE B digamos assim, não era um cinema famoso, da moda. Lá a pessoa assistia 2 filmes com o mesmo ingresso. E por um tempão os 2 filmes eram ROBOCOP + UM, fui lá ver por exemplo O PREDADOR e ROBOCOP. Por isso vi umas 5, 6 vezes ROBOCOP.
Quando li que o Padilha tinha re-filmado, re-paginado o ROBOCOP, fiquei curioso pra ver. Jamais iria hoje ver um ROBOCOP 3 por exemplo, mas o ROBOCOP do Padilha eu tinha que ver, ainda mais sabendo a competência do mesmo no TROPA DE ELITE 1 e 2.
Gostei do filme do José Padilha, era recriou não só re-filmou. É digamos outra história.
No original o parceiro do Murphy era uma mulher, aqui é um homem, no original o policial foi dado como morto e fizeram o robo, sem autorização da família. Nesse a esposa do Murphy autorizou fazer o projeto do POLICIAL do Futuro.
O filme é bem feito, conseguiu criar um novo Robocop.
Acho que "ainda" gosto mais do original. Mas como vi ele tantas vezes, talvez seja impressão.
Meu filho Evandro e sobrinha Thauany que assistiram ontem comigo e não viram o primeiro (ambos vão completar 14 anos)....não é do tempo deles, não eram nem nascidos.
Pra tirar a dúvida, eles vão ver o original e me dizer qual gostaram mais, o do Padilha eles curtiram. Eu também...
Importante abrir esse link como o cinema americano e o dinheiro do cinema americano. José Padilha e Fernando Meireles hoje são cineastas do mundo.
Eu, um mero aprendiz, louco pra realizar o filme PROFISSÃO MC 2, tentando arrumar 300 mil pra isso. Longe dos milhões de dólares que o Padilha convenceu os gringo a dar pra ele. Pra mim que saí da favela, só o fato de estar pensando em fazer um segundo filme.... já é romper barreiras. Um dia a gente chega (se Deus quiser) nos milhões de REAIS pra produzir, mas faço fácil um filme com 100 mil. Imagina com 1 milhão.
Por isso a porta aberta pelo Padilha..... é um caminho pra outros no futuro. Quando esses nossos monstros estarem dominando hollywood, sobra espaço pra outros (me incluo ai) pro mercado nacional.
O futuro a Deus pertence.
Cinema é magia, eu amo.
Orgulho de ser amigo de cineastas como Cacá Diegues, Tata Amaral, Cacau Amaral, Jefferson De, Ricardo Elias, Denis Feijão entre outros....
Quero envelhecer fazendo literatura, TV e cinema.
Mais não tem segredo, pra escrever precisa ler, pra fazer filme, precisa ver muito filme.
Que livro você está lendo ?
Qual o ultimo filme que viu no cinema ?
EU li três livros no carnaval e vi Robocop, meta até quinta, terminar mais um livro "Ainda Cometo Um Samba" do Walner Danziger e ver 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO, OSCAR de melhor filme.
Melhor que praia lotada e mega trânsito na ida e na volta, mas é só a minha opinião.
Boa leitura e muitos filmes em 2014.
THE END
* Alessandro Buzo é escritor, cineasta e apresentador TV
www.buzo10.blogspot.com
TWITTER: @Alessandrobuzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário