quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

GRANDES LIVROS - Resenhas de Jéssica Balbino

Em 2010, 10 anos, 10 crônicas, 10 reais
do livro “Buzo 10 Anos” de Alessandro Buzo

por Jéssica Balbino*

Autenticamente periférico, o livro Buzo 10 é acessível até mesmo no preço. Custa apenas R$ 10 e o melhor jeito de encontrar um exemplar é direto com o escritor. Sim, já vem autografado. Diferente do que se costuma observar nos autores, Alessandro Buzo faz questão de assinar aos fãs e amigos o livro comemorativo, que marca os 10 anos de carreira dele como escritor. Com 10 crônicas, ele conta, nas poucas páginas, como trilhou os caminhos da literatura periférica e se tornou uma das referências nacionais no segmento.
Como uma continuação de um dos livros, o Favela Toma Conta, este, editado de forma independente, faz o leitor pensar que o cara que escreveu as linhas, antes publicadas num blog na internet, sempre fez questão de tirar os sonhos da cabeça e colocá-los em prática.
Livro cheio de progresso, superação e curiosidades. Assim é a sexta obra do escritor que tem um estilo jornalístico direto, reto e cru e que não guarda para si a experiência e os perreios passados. Faz questão de dividir, através dos próprios relatos, os obstáculos que passou como o uso de drogas, os sub-empregos e o veneno dentro do trem do Itaim Paulista. Contudo, a obra Buzo 10 relata um pouco destas histórias, que hoje já recheiam livros como “ O Trem – BASEADO em fatos reais” e “Suburbano Convicto – O Cotidiano do Itaim Paulista”.
Com uma prosa fácil de ser entendida, humor ácido e muita personalidade, Alessandro Buzo marca, em 2010, os 10 anos como escritor e não há maneira, perifericamente melhor, de se comemorar do que lançando um livro que embora pareça simplório, guarda algo bastante singular. E mais, desperta o interesse e favorece o acesso a leitura.
Como diz o próprio autor: “Boa Leitura, a periferia tem livros e escritores, e a elite treme. Se não acredita, vai em um dos saraus espalhados pelas quebradas da sul, leste, oeste, centro norte. Muitos em bares, antigamente litros, hoje livros”. Recomendo em pequenas doses, a começar por este, de apenas 63 páginas e muitos ensinamentos.

* Jéssica Balbino é jornalista, escritora e blogueira
www.jessicabalbino.blogspot.com


www.buzo.com.br

Um comentário: