terça-feira, 23 de novembro de 2010

GRANDES LIVROS - Resenhas de Jéssica Balbino *** Estréia dessa coluna semanal (comentem)....

Histórias de bandidagem
do livro Lembrancinha do Adeus de Julio Laudemir
* por Jéssica Balbino
@jessicabalbino

Histórias de bandidagem. Assim é o livro Lembrancinha do Adeus, do escritor e jornalista Julio Ludemir.
Entre os muitos casos que trafegam entre curiosos, engraçados, tristes e divertidos, o livro deixa o leitor no suspense, sem saber se está lendo um romance ou uma reportagem em torno da vida de Lambreta, o bandido que o autor conheceu quando estava fazendo uma pesquisa sobre o Terceiro Comando, uma das facções criminosas do Rio de Janeiro.
A diferença do livro está no personagem Lembrancinha, que é o espectador de tantas vivências de Lambreta, que insiste ter sido um bandido muito ruim, mas que durante as noites, dá colo para o menino sim, ainda é uma criança já envolvido com o crime.
A cabeça dos dois está em jogo por conta do crime organizado e o leitor se diverte com o cenário da Vila Vintém, o coração da bandidagem carioca da época. A linha entre a ficção e a realidade é o que deixa a leitura saborosa e para ser lida em qualquer situação, seja no ônibus, no trem, na rua, na fila do banco, na poltrona confortável ou na praia.
Longe da árdua literatura policial de algumas reportagens brasileiras sobre o crime organizado e mais leve do que um romance da literatura periférica, o livro continua numa margem, sem pender para qualquer lado e por isso faz a diferença.
É agradável sem ser excessivo. O jornalista realiza um ótimo trabalho de apuração e investigação, até chegar no ponto em que descobre que todas histórias que ouviu com fascínio por parte de Lambreta não passavam de invenção e que ele era uma espécie de Forest Gump carioca, que se incluía nos eventos mais marcantes da recente história do crime organizado. Entretanto, com a mentira, a mercadoria mais vendida nas bocas de fumo em que frequentava, se tornou a salvação do herói fajuto.
Literatura gostosa, que mescla fatos reais com ficção e romances, numa linguagem fácil, acessível e bem redigida. Literatura brasileira de qualidade. E não dá vontade de dizer Adeus, nem do morro, nem do que se leu. Poderia ter continuação.

* Jéssica Balbino é jornalista, escritora e blogueira
Pesquisa literatura marginal e hip-hop.


www.jessicabalbino.blogspot.com


Esse livro acima, vai ser lançado hoje (terça 23/11) em São Paulo, na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga.....

Hoje (terça) 23/11 - 19h
CONVOCAÇÃO GERAL !!!!



* Clique na imagem para ampliar.....

LIVRARIA SUBURBANO CONVICTO
www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com
Rua 13 de Maio, 70 - Bixiga
São Paulo - SP (região central) CEP: 01327-000
(11) 2569-9151
suburbanoconvicto@hotmail.com
* De segunda à sexta, das 10h às 19h

Serviço......
O jornalista, escritor e roteirista Julio Ludemir estará na Suburbano Convicto na terça-feira 23 de novembro, autografando dois de seus seis livros: No coração do Comando e Lembrancinha do Adeus.

No coração do Comando foi o primeiro romance que este carioca criado em Pernambuco lançou. O livro é inspirado na história de amor entre Marquinho Neguinho e Valéria Ribeiro, ele uma das principais lideranças do Comandos Vermelho e ela sobrinha de Adilson Balbino, uma das principais lideranças do Terceiro Comando. Julio Ludemir soube desse Romeu e Julieta das cadeias cariocas quando trabalhava para o no.com, uma das experiências jornalísticas mais exitosas do Rio de Janeiro.

Seu terceiro romance, Lembrancinha do Adeus é um longo diálogo entre duas gerações do crime no Rio de Janeiro. Lambreta é um bandido velho, que depois de 30 anos de cadeia se refugia no Morro do Adeus, berço da facção criminosa Amigo dos Amigos, mais conhecida como ADA. E Lembrancinha é um menino violento cujo grande sonho é entrar para a boca, o que não pode fazer porque o lendário Uê havia prometido a seus pais que faria dele um trabalhador respeitado. Esse diálogo se dá dentro de uma cisterna, enquanto os dois aguardam o fim de uma guerra por ponto de drogas na favela em que moram.

Julio Ludemir é um dos roteiristas de Quatrocentos contra um, baseado no livro homônimo de William da Silva Lima, que narra a criação do Comando Vermelho. É secretário adjunto de Cultura de Nova Iguaçu há três anos.

Os livros serão vendidos a R$ 15 reais.

Um comentário: