terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Antes, agora e depois.....

Por Alessandro Buzo

Durante as várias maratonas que fiz em 2010, sempre dizia: - Preciso de férias.
Mas na real, pra mim que já enfrentou diversos sub-emprego, sem férias e ganhando pouco pra trabalhar muito, a minha vida atual já é umas férias, pelo menos é tudo que eu sonhava.
Não ter patrão, chefe, gerente, salário, horario das 8h às 18h, condução lotada em horario de pico todo dia, era tudo que eu sonhava, então...desse ponto de vista eu já cheguei no meu objetivo, viver (bem melhor que antes) só de cultura, é vitória, cheguei lá.
Ainda por esse ponto de vista, ser convidado pra eventos como palestrante, apresentando eventos que realizo, ter uma livraria, quadro na TV, viajar pra diversos estados do país, ter visto e vivido tudo que aconteceu nos ultimos 10 anos, não tem preço.
Quando eu vendia alimento na zona cerealista, aguentando gerente e patrão, se me falassem que em 2011 eu estaria assim, iria dizer que não quero nada mais que isso. Agora que estou assim, vivendo de cultura e pagando as contas em dia, não custa sonhar em vôos mais altos.
Pra chegar até aqui não pisei na cabeça de ninguém, então se crescer vai ser do mesmo jeito, fazendo a minha.
Dom da disposição eu tenho, faço muitas coisas ao mesmo tempo e consigo separar, literatura, eventos que realizo, cinema, TV.
Meu lema quando eu estava no veneno era: - Nada como um dia, após o outro dia.
Depois que o ritmo ficou frenético em 2009, 2010, mudei pra: - Nóis capota mais num breka.
Agora em 2011, envolvido com tanta gente em tantos projetos ao mesmo tempo, pra não me decepcionar com alguns durante a caminhada, mudei meu lema pra: - Não espero nada das pessoas, assim....o que vier é lucro.
Publiquei as minhas metas 2011, é muita coisa pra uma só pessoa, durante apenas 12 mesês de um ano, mas não é viagem, 90% das minhas metas devo realizar, então imagino que o crescimento não só meu (Buzo), como da Suburbano Convicto Produções é inevitável.
Então preciso me programar, ter férias por exemplo, não é luxo, é nescessário pra repor as energias e encarar de frente a maratona que vem por ai.
Com o progresso vem também alguns stress com pessoas negativas que não podem ver um outro favelado bem e ze-poviam...mas pra esses é só lamento, não faria tudo que faço se perdesse tempo com a vida dos outros, então fica a dica pra esses uns e outros.
Lembro da música dos Racionais: - Na época dos baraco de pau la na pedreira, o que vc me deu, o que vc fez por mim, agora ta de olho no dinheiro que eu ganho, no carro que eu dirijo.
Comi no Itaim Paulista e nos trenzão da zona leste.....o pão que o diabo amassou.
Voltar do trampo cansado, trem lotado no verão e você sem dinheiro pra comprar uma latinha de cerveja do camelô.
Quantos enquadros a gente tomava no ultimo vagão, da PF (Policia Ferroviária), junto com a PM (Polícia Militar), você saber no Brás que estão enquadrando em Goulart e mesmo assim ir no vagão que seria enquadrado, com cheiro de maconha no ar e fé em Deus.
Usava uma só calça até rasgar embaixo da perna, lavava no final de semana pra segunda usar de novo. Agora vou me preocupar se a CONDUTA me patrocina a 5 anos, se tenho um monte de calça pra vender na minha loja. Quem lembra ......
Então o que conquistei e o que ainda está por vir, foi com muito trabalho, nada caiu do céu.
Onde estava os ze porva em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005....quando eu trabalhava na zona cerealista e mesmo cansado ia nos eventos culturais a noite, eu e a minha assistente e esposa Marilda Borges, saiamos dos eventos quase meia noite, pegavamos o ultimo metrô, buzão em Itaquera, pra chegar no Itaim Paulista a uma, duas da manhã. Pra no outro dia estar 8h no trampo, agora eu posso não tendo agenda, tirar um dia de folga, me dar ao luxo de ficar uns 20 de férias de vez em quando.
Imagina um cara que sonhou que o impossível era possível, acreditou tanto que está virando mesmo realidade, esse sou eu.
Sou mais que ninguém não, sou só eu o tempo todo, verdadeiro até o final.
Sou o brasileiro comum do povão, gosto de cerveja, boteco, feira livre, beira de campo, amigos das quebradas. Gosto de viver a vida da melhor forma possível.
Se hoje tenho condições de tirar 3 dias num hotel fazenda com minha família, outros 3 na praia ou seja onde for, não vou deixar de fazer porque vão dizer que não é coisa pra favelado que nem eu ? Nem fudendo.
Vou lá, uso e abuso, depois volto, porque é na quebrada que reponho minhas energias.
Sou a contra indicação, o favelado com livro na mão.
Sou o pesadelo do sistema, um pobre que pensa.
Penso porque leio, minha base.
Sou aquele cara que sonha alto, porque se fosse pra sonhar baixo, nem perdia meu tempo.
Sou o cara que anda com a cabeça erguida, porque nem quando eu era doidão (cheirava até umas hora) e quebrado (sempre individado), nem depois que culturalmente evolui e pessoalmente também (ultimos 10 anos), nunca tive rabo preso e não falo de ninguém mal, pra ninguém falar de mim, simples assim, aprendi com o RZO: - O cara falou de fulano pra mim, ta certo que vai falar de mim pra alguém também.......
PAPO RETO NÃO FAZ CURVA, aprendi isso na favela.
Feliz 2011 pra todos.....
Aproveitando minha ultima semana de férias nesse começo de ano, vou pra praia. Mas terça (11/01/2011), começa o ano e tô de volta na luta, por progresso e conquista.
Quero a minha parte do bolo, não quero migalhas, vou trabalhar pra realizar que continua (como era antes) não caindo nada do céu.
Saúde, paz e sucesso pra todos, a gente se vê nas ruas.

Alessandro Buzo
www.buzo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário