quinta-feira, 3 de março de 2011

GRANDES LIVROS - Resenhas de Jéssica Balbino

O gueto, o mundo e as notícias
Do livro “Notícias Jugulares” de Dugueto Shabazz


Por Jéssica Balbino*
@jessicabalbino


Do gueto para o mundo. Assim são as poesias, contos, crônica e citações do livro “Notícias Jugulares” escrito por Dugueto Shabazz.
Em papel reciclado, impresso pela Edições Toró – especializada em literatura alternativa e da periferia – o livro tem toda a cara da favela.
Estilizado e único, as edições já se esgotaram há tempos e conseguir um exemplar é como garimpo. O conteúdo, precioso.
Com ilustrações, recortes de jornal, notícias feitas especialmente para as páginas do volume e poesias na métrica do poeta que se descobriu nos saraus, nas vielas e na vida.
Ridson Du Gueto, ou Dugueto Shabazz, como gosta de ser chamado, é alguém que escreve poesia com a alma, com os sentimentos, com vida, com propulsão para um mundo melhor, com aquilo que se espera de grandioso para a favela.
Tocante, o livro emociona pela simplicidade e verdade com que foi concebido. Parte de um projeto editorial amplo, poderia ser obrigatório nas escolas, nos cursos e onde há algum propósito educacional.
A obra traz, com propriedade de causa, um relato sobre o mundo atual. A poesia tem vida própria e é como corte. Seco, frio, com lâmina. Não poupa palavras, tampouco sentimentos. Ora de carinho, ora de ataque, porém, leva consigo aqueles que fazem coro a um único objetivo: transformar a quebrada num lugar melhor para se viver.
Protagonista da própria história, Shabazz reconstrói histórias ouvidas em belíssimos contos, que são também poéticos.
As notícias que chegam da favela, pela linguagem de Dugueto são anuncias com urgência. Manchetes ficcionais de um mundo real, que sangra todos os dias. A literatura de cordel se faz presente na urbanidade com que o autor trata os temas, recorrentes ao cotidiano e que, aos olhos da maioria, passam despercebidos.
Notícias Jugulares é uma obra que faz a travessia entre a poesia, o ritmo, o cordel, a favela e a elite. Sagaz, como um bom livro deve ser.


Jéssica Balbino é jornalista, escritora e blogueira (www.jessicabalbino.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário