segunda-feira, 21 de março de 2011

Literatura (é) a Cura

Acabei de ler o livro "DEVOTOS - 20 Anos" de Hugo Montarroyos (Aeroplano Editora - 316 paginas), super livro, veja RESENHA abaixo...
É o décimo sexto livro em 2011, firme e forte na meta de ler 50 livros.
E você amigo, que livro está lendo no momento ?

RESENHA
DEVOTOS - 20 Anos de Hugo Montarroyos
Por
Alessandro Buzo

Diferente do que sugere o título do livro "DEVOTOS - 20 Anos" de Hugo Montarroyos (Aeroplano Editora - 316 paginas), o mesmo não retrata apenas os 20 anos de carreira da banda punk rock DEVOTOS do Alto José do Pinho em Recife, que antes era DEVOTOS DO ÓDIO.
O livro em suas mais de 300 paginas, traz a história da luta por mais cultura do morro recifiense.
Deferente do que se espera de um morro de periferia, em Recife no Pernambuco, o ALTO JOSÉ DO PINHO apesar de ter outros estilos musicais e até um grupo de Rap de expressão, FACES DO SUBURBIO, tem na cena punk rock o seu grande diferencial.
No livro que foge totalmente do que propõe o título, mostra a história de lutas e superação de várias bandas do ALTO.
Imagina um bando de PUNK nos anos 80 num morro de periferia do nordeste, sinal de preconceito e não era só de "fora" ... no próprio morro eles eram discriminados e taxados de maconheiros sem futuro.
Tomavam vários "saculejos" (tradução paulistana: Enquadros) da polícia.
A virada no conceito da comunidade venho com muito trabalho social, promoção de eventos e continuidade.
Um livro que deve ser lido porque mostra superação, traz curiosidades como o fato de eles (por falta de grana) irem de pé pra várias apresentações.
Conheci o Cannibal no Rio de Janeiro, formamos a mesma mesa num debate no evento APALPE e fiquei impressionado com ele, mesmo se mostrando não muito intímo pra falar em público (prefere cantar e tocar), mas deu seu recado.
Não sabia que "minha fala" também tinha impressionado ele....até o dia que me ligou, pra saber se eu me interessava em ir ao Recife: - Quanto te vi falar no RIO disse que precisava te levar pro ALTO.
Breve essa viagem deve rolar e vai ser muito bom conhecer um local tão impar como o ALTO JOSÉ DO PINHO, ainda mais a convite de uma de suas lendas.
Quer saber mais.....leia o livro "DEVOTOS - 20 Anos" de Hugo Montarroyos, eu #INDICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário