terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Entrevista com nosso colunistas, de Ribeirão Preto-SP, "André Ebner".



Quem é André Ebner ?
Bom, apesar do meu sobrenome complicado, busco ser uma pessoa simples, gosto de ser assim. Acredito no amor, no pacifismo e na luta por condições dignas a nós. Ainda tenho defeitos a serem superados, como por exemplo a timidez, que é a herança de um período da vida, mas busco incessantemente ser quem eu gostaria de ser. Sei que nunca atingirei mas estou sempre pronto a aprender e chegar cada vez mais perto.

O que é literatura pra você ?
Faz parte do DNA do meu dia-a-dia, seja quando estou oferecendo livro na Biblioteca da Calçada, vendendo na Xapaê Hip Hop, lendo ou escrevendo em casa. Literatura é uma das maiores ferramentas que temos para conquistarmos a vida digna que merecemos, pois é o veículo que emociona informando. É um bagulho louco porque a escrita sempre foi usada para fazer leis que perpetuasse os ricos no poder e agora usamos ao nosso favor, para limar as grades da nossa prisão.

Porque virou colunista desse blog ?
Foi a convite do Buzo, que além de ser um expoente para nós, acredita e fomenta a cena da literatura periférica. Aceitei o convite porque é a maneira que possuo de transmitir às pessoas a minha visão daquilo que estou aprendendo do mundo, e assim tentar contribuir para a sua melhora.

O que você faz no dia a dia ?
Além das atividades com literatura, já citadas, trabalho como engenheiro aeronáutico. É um bom trabalho que conquistei através do estudo, mas que sem minhas atividades com a literatura seria vazia e sem sentido. O restante do tempo é grande parte com minha família, de sangue e escolhidos.

Onde e como você conheceu os livros ?
Meus avós por parte de mãe foram professores, então eu já tinha certa propensão a ler e livros a disposição. Comecei desde pequeno, com Sherlock Holmes, Agatha Cristie, série VagaLume, e não parei mais.

Indique 3 autores que vc gosta de ler ?
Dostoiévsky, pela maneira como consegue contar as estórias, Sérgio Vaz, pela beleza e sentido da sua poesia e Aldous Huxley, pela capacidade de expor suas ideias sobre o mundo.

3 livros ?
Crime e Castigo, de Dostoiévski. Pelo personagem Raskolnikov e seu sentimento de culpa após o crime.
A Sociedade do Código de Barras, de Preto Ghóez. Pela profundidade, posicionamento e construção de cenas.
O Colecionador de Pedras, de Sérgio Vaz, por ser extremamente belo e não deixar de lado a militância pelo povo da periferia.

Fale de onde você mora ?
Moro atualmente em Ribeirão Preto, mas estou construindo uma casa em Cravinhos, que é de onde eu sou, onde eu conheço e posso falar. É como toda quebrada: falta de tudo, menos igreja, droga e bar. É constituída por gente da gente, umas mais conscientes e outras menos, mas quase todas humildes, amigas, batalhadoras e verdadeiras.

O que acha de livros que viram filme?
Literatura e cinema são duas artes incríveis, de imenso poder. Temos que brigar muito para termos mais acesso. Acho filmes baseado em livros interessantes somente quando ainda não lemos o livro. Eu particularmente não assisto filmes que já li o livro, pois a mente humana é muito mais rica e completa que as câmeras.

Porque o povo brasileiro lê pouco ?
Em primeiro lugar ler é uma questão de costume. Eu tenho esse costume então para mim é fácil, mas para a minha esposa, que não teve o costume adquirido na infância, é bem mais difícil. Outro fato é que a televisão entrou na vida das pessoas de tal maneira que é difícil desligá-la e ler um livro. É muito mais cômodo descansar depois de um dia de trabalho vendo novelas na tela colorida, com o enredo acontecendo sem interagirmos, sem pensarmos, só nos deixando levar...É mais cômodo mas é uma lástima porque não nos enriquece espiritualmente e portanto não ajuda a melhorar a nossa vida.

Considerações finais.........
Queria me colocar como mais um a disposição para contribuir com a cena literária, com o hip hop e com a luta popular de esquerda. Entrem em contato para nos fortalecermos e continuarmos remando contra a maré, até invertermos o rio. Uma mensagem a deixar é o seguinte: Verifique sempre se as mudanças que você quer ver no mundo já estão em você.

Contato: andreebnersilva@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário