quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um Razante no Fórum Social Mundial


da esq. p/ dir...Luiz Ruffato, Heloisa Buarque de Holanda, mediadora, Aurenice (poeta e arte educadora de Recife) e Alessandro Buzo

Por Alessandro Buzo
Fotos: Buzo e amigo do grupo Rafuagi

Minha ida e participação na 10a edição do "Fórum Social Mundial", foi tipo um razante.
Sai de São Paulo às 7h40 num vôo que partiu de Cumbica e chegue 9h30 em Porto Alegre (uma hora e meia de avião, de onibus seriam 18h).......
Havia pessoas me aguardando no Aeroporto, para me levar até Canoas na Grande Porto Alegre, um dos locais onde rola o Fórum.
Me deixaram no local onde à tarde seria meu debate, que digasse de passagem era u banco que virou centro cultural.
Em seguida começou a primeira mesa do dia, com o prefeito de Canoas, sr Jairo Jorge da Silva (que surpreendeu a todos citando poetas e declamando poesias), além de Fabiano dos Santos do MINC, Jeferson Assumção (secretario de cultura de Canoas).
Depois dessa abertura foi chamado o escritor Affonso Romano Sant´ana, Eliana Yunes, Prof. José Castilho Neto (PNLL/MINC) e João Carneiro (Pres. da Câmara Rio Grandense do Livro).
Eu iria dar uma escapada, estava só com o lanchinho servido no avião, confesso que pensava também tomar uma gelada e encontrar alguns dos muitos amigos que sabia estavam por lá como GOG, Dudu de Morro Agudo, Michel da Silva, Vagner da Brasa, Adriano da Ação.....mas nem deu. A mesa envolveu minha atenção e fiquei até o final dela às 13h, quando todos fomos almoçar.
Retornamos às 14h30 direto para o meu debate, além de mim (Alessandro Buzo), a Prof. e editora Heloisa Buarque de Holanda e o escritor Luiz Ruffato.
Foi uma mesa também interessante e acabou na hora de ir embora, uma Van levou uma turma para o Aeroporto, entre eles eu, parti 19h e 21h30 estava de volta a Cumbica, depois de um interessante e produtivo razante em Canoas-RS e no Fórum Social Mundial.
Lamento apenas que no mesmo dia a noite teria show do Chico César e do GOG e perdi.
Já em casa, pelo Twitter, o DMA disse que o show do GOG teve que ser interrompido por causa das fortes chuvas, aliás na volta, o avião entrou dentro de um temporal e confesso que da um friozinho na barriga, mas graças a Deus chegamos bem em SP.
É isso !!! Como diriam no FSM, um mundo melhor é possível. Eu complemento: - Faça sua parte.
Alessandro Buzo
escritor, apresentador e cineasta
alessandrobuzo@terra.com.br
www.buzo10.blogspot.com


Abertura das atividades do dia


1a mesa


Eliana Yunes e Affonso Romano Sant´ana


Debate com Alessandro Buzo, primeiro à direita

www.fsm10.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário