sexta-feira, 11 de março de 2011

GRANDES LIVROS - Resenhas de Jéssica Balbino

Te pego lá dentro !

Do livro “Te Pego lá fora” do Rodrigo Ciríaco

por Jéssica Balbino*
@jessicabalbino

“Te pego lá fora”. É com essa frase que muitos alunos tocam terror para cima de outros durante o horário de aulas nas escolas de todo Brasil.
Professor, poeta e revolucionário, Rodrigo Ciríaco brinda a literatura brasileira com o livro de contos que leva este nome.
Estreante, ele se mostra maduro, confiante e extremamente sensível. Publicado pela Edições Toró, a obra traz contos longos, curtos, histórias ora divertidas, ora tristes, mas sempre recheadas de realidade, o que rege a literatura marginal.
Frases soltas como “Ei tio, me dá um conto?” e apenas isso, numa página, com o título, pedido irrecusável são elementos que formam o livro do escritor que atualmente está sendo lançado numa coletânea na França.
Contos surreais, mas nem por isso distantes da realidade também fazem parte do livro, que merece ser degustado, apreciado e aprendido.
Como um mestre, não apenas na sala de aula, mas na vida, Ciríaco ensina sobre o dia-a-dia dentro da escola, vestido sob a pele de um educador.
Subdividido por capítulos com o nome das estações, o livro traz fotos das escolas públicas brasileiras e vai além de uma simples literatura, feita como literatura. É um relato, é um documento, é histórico.
Diálogos, gírias, palavras cotidianas e despretensão também fazem parte da obra. Dentro do contexto que a literatura se propõe, é um dos livros mais completos que já tive a chance de ler. Único, bem-feito, bem pensado, repleto de sentimento e sobretudo, ensinamento. Ao invés de dizer “Te pego lá fora”, Ciríaco nos pega pelo lado de dentro.

Jéssica Balbino é jornalista, escritora e blogueira (www.jessicabalbino.blogspot.com)



BLOG DO AUTOR
www.efeito-colateral.blogspot.com

4 comentários:

  1. um dos livros mais zika q li essa ano ou melhor devoreio em poucas horas !!!! as girias o conteudo pow em cada pagina uma realidade....
    as vz engaçados outras duro e realista!!! dialeto da favela bem exposto !!! zikão msm !!!!

    ResponderExcluir
  2. pô, jéssica, da hora.
    obrigado pelos comentários, pelas palavras. só fortalecem. aumentam a responsa de produzir outros textos, mas só fortalece.
    abraço forte.
    r.c.

    ResponderExcluir
  3. A leitura desse livro só me fez ter mais e mais vontade de escrever e produzir coisas sobre a literatura marginal brasileira !

    ResponderExcluir