quinta-feira, 31 de março de 2011

Literatura (é) a Cura

Acabo de ler o livro "Traficando Conhecimento de Jéssica Balbino (Aeroplano Editora - 505 paginas), abaixo #RESENHA



#RESENHA
Por:
Alessandro Buzo

Do livro: Traficando Conhecimento de Jéssica Balbino

Relutei em pegar pra ler o livro da amiga Jéssica Balbino, por preguiça das suas 505 paginas que já tinha lido parte, quando escrevi a 4a capa.
Quantos outros não passaram na frente, mas falei: - Agora vou ler.
Grande livro, afirmo agora, falo de Traficando Conhecimento de Jéssica Balbino (Aeroplano Editora - 505 paginas).
Mas não imaginava que eu teria tanto destaque no livro, sou citado várias vezes.
Me deixa orgulhoso pelo reconhecimento e me fez refletir até umas horas do peso do que escrevemos pras pessoas que lêem depois e tem sua proprias interpretações.
Não lembrava a forma que tinha conhecido a Jessica Balbino, sabia que tinha vindo via internet, mas não lembrava até o livro dos detalhes.
Ela me mandou um email meio mal educado, porque eu havia dito numa entrevista que TESE DE FACULDADE eu estava cansado de ser, que os universitários que faziam tese sobre Hip Hop não sabiam do que estava falando.
Não queria dizer pessoas da periferia que fura o bloqueio do sistema e faz uma faculdade, assim como era a Jessica Balbino, apaixonada por Hip Hop e formada (a duras penas, quem ler o livro vai saber detalhes da luta) em jornalismo, ela se sentiu ofendida e me escreveu um email (conseguiu o meu com alguém), batendo de frente.
Como minha intensão nunca foi generalizar eu não bati de frente com ela, disse que eu falava abertamente mas que se não cabia a ela, não vestisse a carapuça.
Depois desse começo difícil, acabamos virando amigos. Eu não lembrava mais da passagem, mas pra ela marcou.
Me fez refletir como um texto pode te fazer amado ou odiado.
Como devemos ter responsabilidade no que fazemos, escrevemos. Seja num livro, num texto no BLOG, que vc manda por email....que você publica no jornal de bairro, fanzine.
Tem um peso e as ruas cobram se não tiver argumento.
Achei bem loko a história de vida dela, sabia que era uma jovem periferica, mas não sabia que tinha ralado tanto, que tinha tantas ações ligadas a periferia, hip hop e literatura na sua cidade, Poços de Caldas.
Bem antes de o nome Jéssica Balbino passar a circular com frequencia nos debates, matérias em sites e Blogs e via email, MSN, Twitter, Facebook, a porra toda, ela já lutava, só que começou falando pro seu bairro, depois passou a falar pra sua cidade e agora fala pro país, o mundo é o limite dessa mocinha, uns kilos acima do peso que nem eu (e sofremos preconceito por isso pra caraio), sonhadora, as vezes até um pouco ingênua, mas sempre verdadeira.
O livro é uma história de luta de uma verdadeira guerreira da periferia, uma pessoa que ajuda muita gente e poucas vezes recebe um obrigado e menos vezes ainda é paga por isso.
Trabalha de jornalista num jornal da sua cidade mas só isso não lhe basta. Podia viver só de emprego e salário, mas ela quer mais, quem ir além.
Não deixe que as 505 paginas do livro Traficando Conhecimento lhe afastem de conhecer uma história que precisa ser mostrada como um exemplo que é possível, com muita luta e uma dose de sonhos.
Parabéns Jéssica Balbino, pelo livro e pela pessoa que você é.
do amigo (suspeito pra falar)....mais sincero.
Alessandro Buzo
escritor

www.buzo.com.br

2 comentários: