terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Literatura (é) a Cura

Li o livro "ENRAIZADOS - Os Híbridos Glocais" de Dudu de Morro Agudo (Aeroplano Editora - 308 paginas) em 11 horas.
Pela manhã como tinha acabado de ler "Crime e Castigo" do Fiódor Dostoiévski, decidi que iria ler o primeiro livro do Dudu de Morro Agudo, meu amigo pessoal, estava curioso de ver como ele colocou no papel a história do Movimento Enraizados, mas nem vou comentar aqui, olha lá embaixo, depois da lista dos 12 livros que já li em 2011, uma resenha do livro.

Agora da fila de 40 livros que tenho em casa pra ler, escolhi "Lembrancinha do Adeus" de Julio Ludemir (Planeta Editora, 238 paginas), quero ler antes do dia 17 quando estarei com o autor e amigo no Rio de Janeiro, ele articulou o lançamento do meu novo livro: Hip Hop - Dentro do Movimento na Livraria Argumento do Leblon.
Como tô lendo muito rápido esse ano, não vejo problemas.....depois comento


E você amigo, que livro está lendo no momento ?

RESENHA DO LIVRO "ENRAIZADOS - Os Híbridos Glocais" de Dudu de Morro Agudo
Por:
Alessandro Buzo

Estava curioso de ler o livro que meu amigo Dudu de Morro Agudo escreveu sobre o Movimento Enraizados do Rio de Janeiro que ele idealizou e comanda ao lado de Luiz Carlos Dumontt e outros Enraizados, seja na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, outros estados e até outros países.
Ontem quando acabei de ler Crime e Castigo de Dostoiévski pensei: - Amanhã começo o livro do DMA.
Só não esperava ler em 11 horas.
Li as primeiras linhas hoje (01/02/11) às 9h30 em casa, depois segui na fila do banco, peguei um "buzão" da Casa Verde até o Metrô Ana Rosa e fui lendo, na sala de espera do médico, na condução do hospital até minha livraria do bixiga, do Bixiga pra casa e as ultimas 100 das 308 paginas em casa, acabei 20h30.
Li em um dia o livro "ENRAIZADOS - Os Híbridos Glocais" de Dudu de Morro Agudo (Aeroplano Editora - 308 paginas) por alguns motivos.
Primeiro que o livro é de fácil leitura, eu já conhecia a história de ouvir o DMA contar em palestras, mas no livro soube alguns detalhes que me faltavam, tal qual o antes de eu conhecer ele, quando eu trabalhava nos atacadistas de alimentos na zona cerealista em SP e ele num Supermercado em Nova Iguaçu-RJ, quando nós falavamos de futuro com as firmas que estavamos pagando a conta.
No livro DMA narra as etapas do ENRAIZADOS, a chegada do articulador Luiz Carlos Dumontt e as dificuldades e progressos.
Os perrengue quando almoçavam miojo sem dinheiro, quando juntaram R$ 2.000,00 e investiram o dinheiro em cursos para aprender fazer projeto.
Como foi o antes e depois de ganharem o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva e R$ 30.000,00, como mudaram de uma salinha e alugaram um espaço cultural, hoje conhecido como "ESPAÇO ENRAIZADOS", as viagens internacionais e o mais legal, as articulações para cada uma dessas realizações. Como depois aprovaram 10 de 10 projetos que enviaram e como acreditavam em sonhos que as vezes parecia impossível.
Pra mim como amigo é orgulho conhecer a história em seus detalhes, como militante do Hip Hop e da cultura em geral, ler "ENRAIZADOS" é tomar uma injeção de animo, algumas idéias brotaram depois da leitura.
Fui citado algumas vezes no livro e até foto minha tem, só agradeço a lembrança e o respeito.
Enfim, indico o livro e pra quem é do Hip Hop, leitura obrigatória.
Parabéns Dudu de Morro Agudo, bela obra.
Escreve outro que esse eu já li.
Sempre junto

Alessandro Buzo
Suburbano Convicto / Enraizados SP
www.buzo.com.br

Um comentário: