quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sarau Suburbano Convicto na Livraria foi sucesso total, casa cheia e astral lá em cima.......


Alessandro Buzo apresenta o Sarau Suburbano Convicto no Bixiga e no Itaim Paulista


Quase não cabia na Livraria.....


Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Marilda Borges

Nesta terça (20/07) aconteceu a 3a edição do Sarau Suburbano Convicto, realizado na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga (Rua 13 de Maio, 70 - 2o andar)....
A casa foi lotando e bombou total. Vários amigos prestigiando o mais novo sarau periferico da cidade, nesta edição a periferia no centro.
Mas o Sarau Suburbano Convicto acontece em dois locais diferentes, uma vez na Livraria Suburbano do Bixiga (toda 2a terça-feira do mês) e uma edição mensal também no Espaço Suburbano Convicto na Casa de Cultura do Itaim Paulista, as edições de agosto são....agende-se.

10/08/2010 - Terça-Feira -(19h às 21h) - Sarau Suburbano Convicto - O Poder da Palavra.
Apresentação: Alessandro Buzo
Local: Livraria Suburbano Convicto
Rua 13 de Maio, 70 - 2o and - Bixiga (região central de SP)
Realização: Suburbano Convicto Produções

20/08/2010 (15h) - Sarau Suburbano Convicto
Apresentação: Alessandro Buzo
Local: Espaço Suburbano Convicto na Casa de Cultura do Itaim Paulista
Rua Barão de Alagoas, 340 - Itaim Paulista(região leste de SP)
Realização: Suburbano Convicto Produções

Mas voltemos a edição de ontem....
O primeiro a chegar foi o Andrio, depois o Sidnei da Brasa, depois outro, outra....
Pelo Twitter (@Alessandrobuzo) convidei pessoas a participarem virtualmente...
Às 19h30 abrimos o Sarau com poesia de Jéssica Balbino, enviada on line direto de Poços de Caldas-MG, depois Tubarão direto de Santos e por fim Carlos "Bola e Arte".
Depois de 3 participantes virtuais, começamos com os 29 poetas inscritos.
Anunciamos os Sarais da Ademar, Brasa e ELO como nossos padrinhos, mas todos os demais são bem vindos, Fundão, Cooperifa, Binho, Griots, O que dizem os Umbigos e todos os outros, uma só família.
Anunciei o Espaço Suburbano Convicto que inicia os trabalhos em agosto no Itaim Paulista, quando a livraria saiu da quebrada pro Bixiga, uns podem ter dito, agora o Buzo vazou de vez da quebrada, pra esses eu digo: - Vão ter que me engolir, não troco o Itaim Paulista por nada, tô mais lá do que vcs pensa. O Espaço é a prova disso, o Favela Toma Conta.....
O primeiro poeta de carne e osso, ao vivo e a cores foi uma mulher, aliás....as mina tomaram o Sarau de assalto, várias delas, olha que firmeza.
Então a Ligia do Sarau da Ademar abriu uma noite que se tornou inesquecível, mágica.
Depois foi indo, Juma (Ademar), Vagnão (Sarau da Brasa), Chelme (Brasa), Luciano Moura e depois eu (Alessandro Buzo). A casa a essa altura estava lotada e cada vez chegava mais gente, o sarau não pode "crescer" ..senão não cabe na livraria.
Chamei um dos poetas que mais me surpreendeu e marcou quando comecei a frequentar saraus, satisfação imensa chamar "Marco Pezão". Que declamou Agostinho Neto que foi Pres. de Angola.
Tinha colado uma banca de MCS (todos participaram da Batalha do Conhecimento), então chamamos o primeiro deles que não fez um FreeStyle e sim uma poesia, falo do Lucas Tristão, moleque novo, grande talento.
Aliás eles (mcs) vieram para dismistificar que mc de free style só sabe improvisar, eles vieram querendo mesmo declamar.
Seguimos, com o talento nato do Laureatti, depois o rapper FINO, antes do Andrio (ator e poeta), muitos talentos juntos, deve ser a tal crise do RAP, sei lá....
O proximo a ter a palavra foi a Camila Milani, direto da Zona Sul de SP, as mina representando, direto do Sarau Elo da Corrente...Raquel Almeida e a TATA da Quilombaque.
O clima estava muito bom, a noite linda. O som lá fora era dos moleque do Bixiga jogando bola (normal). Periferia do Centro.
Dando continuídade venho DJ e poeta Ivonverine, mandou uma poesia bem rua, bem periferia, uma das melhores da noite entre tantas bem loka.
Segue a rima, ou melhor....a poesia.
Foi a vez da Cris, seguida de mcs, o primeiro deles o NINO que mandou um Free Style, seguido do Tiagão que preferia a poesia.
De novo a mulher tomou a palavra, e quem encantou com seu talento foi a Samanta Bioti da Brasa, seguido da Camila (outra, sem ser a Milani que já tinha ido).
Depois venho a Drix da Ademar..........espera ai, só tem mulher nesse Sarau (da) Ademar, não...chamamos o Paulinho, representante masculino (não se sabe se o único ou não) da Ademar. Então venho o Sidnei da Brasa (tem mais gente com sobrenome Brasa no Brasil do que Silva).
Fomos chegando na reta final e chamamos o Zinho Trindade, meu amigo do Embu.
Convocamos então o campeão da Batalha do Conhecimento que rolou esses dias no SESC Pinheiros (Um só Caminho, salve irmãos), falo do Marcello Gugu que também, dismistificando de vez.... venho de poesia.
Segue com a Lids da Ademar, depois seu João do Nascimento do ELO da Corrente.....
Antes do ultimo poeta da noite (que noite negô)...chamei os Mcs, afinal ficamos com vontade de ver um improviso, eles não iam nos deixar na mão....Nino, Lucas, Tiagão e Marcello Gugu, com reforço do Zinho Trindade.....IMPROVISO NO AR. Genial.....
Então.............pra fechar uma noite que já entrou para a história da literatura e poesia periferica, meu amigo Michel da Silva Yakini do Elo da Corrente, que chegou logo ironizando a "CRISE", que crise ?? Antes de mandar sua poesia.
Gosto de quero mais, os poetas sairam pelas ruas do Bixiga, meio que querendo fazer poesia na calçada, muitos pararam nos botecos ao redor, enfim....seguimos nossa caminhada, mais fortes do que nunca.
Obrigado amigos (As), quem participou on line, quem venho ao vivo e a cores e quem não colou mas queria ter colado, obrigado a quem só venho assistir, quem desejou Axé.
Obrigado a quem atendeu minha convocação, obrigado por vestirem a camisa, vcs são o Sarau Suburbano Convicto.
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br
www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com




Saindo do computador.....abrimos o sarau com poesias vindas pelo TWITTER (@Alessandrobuzo), na foto manos que "vieram" assistir, atendendo a convocação feita no proprio Twitter.


Ultimo poeta da noite.....Michel da Silva


Atendendo a pedidos....sessão de free style


João do Nascimento


Lids


Zinho Trindade


Da Hora


Sidnei da Brasa


Marcello Gugu, campeão da Batalha do Conhecimento


Fanti


Drix


Paulinho


Camila


Samanta Bioti


Tiagão


Nino


Cris


Ivonverine


TATA


Raquel Almeida


De olho na poesia


Camila Milani


Andrio


FINO que dia 29/07 vai estar em "Tarde de Autografos" na Livraria....com seu CD


Laureatti


Primeiro MC da noite, Lucas....


Marco Pezão


Luciano Moura


Chelme


Vagner da Brasa


JUMA


Depois das poesia on line, Ligia abriu o Sarau


quem viu ...sorriu

Fotos: Marilda Borges
www.marildafoto.blogspot.com

2 comentários:

  1. Sorri mesmo sem ver, ou participar.
    Valeu Buzo o sarau é magnifíco.

    ResponderExcluir
  2. td de bom né mano sai mo feliz chegamos por volta de meia noite e meia aqui no fundão de itapecirica da serra/divisa com embu-guaçu.
    mó rolezão maz valeu a pena a cada poesia a pele arrepia né tru e que esse seja o primeiro de muitos que vamos marca presença e prestigiar tanta gente inteligente e maravilhosa reunidas para declamar poesias foi mágico.poesias é o alimento da alma...
    ass:moyses ...do extremo sul da sul paz....

    ResponderExcluir