terça-feira, 13 de julho de 2010

Zona Cerealista, região central de SP.....

Quem ai sabe onde fica a região conhecida como Zona Cerealista em SP ??
Certo quem respondeu que é aquela que vai do Mercado Municipal do Parque Dom Pedro em direção ao Brás, passando pela tradicional Rua Santa Rosa.
O que essa região tem haver com a Literatura Marginal ??
Agora eu te peguei.......
Ali, por cerca de 10 anos trabalhou um dos maiores nomes da nova literatura marginal, quem ?? quem ?? Eu mesmo, Alessandro Buzo.
Antes de ter condições de trabalhar e sobreviver só através da cultura, passei por vários empregos, desde os 13 anos de idade na luta.
Os ultimos 8 anos, trabalhei em alguns atacadistas de alimentos (nacionais e importados), fui vendedor de telemarketing e tinha entre meus clientes vários nomes famosos entre restaurantes, hotéis, clubes e hospitais da cidade.
Vendia azeite, bacalhau, frutas secas, vinhos e uma infinidade de produtos, os clientes eram fiéis e compravam toda semana, conseguia viver entre salários e comições, mas nada assim que me traga saudade nesse sentido.
O que tenho saudade é dos amigos, nem tanto os clientes, alguns eram amigos de tanto a gente se falar sempre, outros não passava do profissional. Mas sim os amigos vendedores que estavam por anos na luta comigo, por metas, vendas, novos clientes. A gente zuava demais, é muito louco um telemarketing de alimento nos bons tempos, a adrenalina pela venda "monstrão"....carga fechada.
Deixei amigos por onde passei, Atacadista São Paulo (foi uma escola, onde aprendi trabalhar), depois Super do Brasil, Realli, Tabor e Logiodice, nessas empresas deixei amigos que admiro até hoje, que viviam exatamente o mesmo que eu.........mas no meu caminho tinha a literatura e eu escrevi.......
Meu primeiro livro "O Trem - Baseado em Fatos Reais" escrevi trabalhando no Atacadista São Paulo e lancei quando estava na Super do Brasil, meu ultimo emprego antes de "tentar" viver só de coisas ligadas a cultura foi no Logiodice, depois nunca mais.......só livros, palestras, debates, eventos, shows, TV, cinema......uma outra vida, mas é o mesmo "Buzo".
Hoje fui no banco (minha c/c é lá) e revi 3 que trabalharam comigo, dois nem tão chegados assim, mas a Katia sim, grande amiga, casou com o Cleber (eles hoje tem uma filha de 2 anos), foi eu e o Zé Mineiro que "juntamos" eles.....loko isso.
Quando estou lá como hoje, lembro do Davi, Gilberto, Petrusko, Bandoc, Oliveira, Eduardo e tantos outros, tantos outros mesmo, que era algumas horas equipe, outras cada um por si, mas sempre rindo e zuando, tirando onda no que sabiamos (eles tudo ainda tão na ativa) fazer, vender alimento pros melhores restaurantes de SP.
Amo esse periodo da minha vida, meu bom gosto por comidas e bebidas vem desse tempo, saber quais os melhores azeites, bacalhau, ter noção de vinho, temperos.
Hoje mesmo gastei pouco mais de cem reais em produtos que no mercado gastaria muito mais que o dobro, talvez o triplo.
Tem que saber os melhores lugares pra comprar, quem é sabe.
Tem o mano que pegava o trem comigo no ultimo vagão, a satisfação dele em estar me vendo, a minha em ver ele na ativa (cuida de carros na mesma esquina a anos): - Te vi esses dias na TV !!!
- Nóis q ta negô.
O pessoal que trombei hoje fica surprezo de ver que eu dei certo nesse outro corre: - Se já tinha uns envolvimento, nê ?
O Fernando disse: - Aquelas histórias dariam um livro.....
Tai uma idéia, quem sabe.
Quando fomos 4 vendedores do atacadista SP no Jardineira Grill, com tudo pago pela Helman's, só Deus, bebemos todas bebidas importadas que passaram na nossa frente, cerveja ?? Balde sempre lotado.
Na real tinhamos orientação do representante da Helman's pra não se identificar como ganhador da promoção, deixar cair e só na hora de pagar, jogar os 2 cartões válidos p/ 2 pessoas cada um. Esse dia foi foda......
Quantas outras histórias, quem sabe não vira mesmo um livro.

Alessandro Buzo
ex-vendedor de atacadista e importadoras, hoje escritor, apresentador e cineasta.
www.buzo.com.br

Um comentário:

  1. Loca mesmo esta sua história, e sabe porque?
    No meu livro "Todas as coisas" ainda sem ser editado tem dessas coisas, isso é gratificante.
    Valeu Buzo. Salve todos nós e "todas as coisas"

    ResponderExcluir