segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

10 perguntas para Dudu de Morro Agudo


Dudu de Morro Agudo



DMA e Edy Rock no FSM 2010


Quem é o DMA, no dia a dia
Sou um cara que sonha 24h por dia. Gosto de trabalhar, namorar, ver filmes, ler livros e beber cerveja.


Fale sobre o Movimento Enraizados, que vc dirige na Baixada Fluminense
O Movimento Enraizados é uma rede de ajuda mútua que está presente com artistas nos 27 estados do Brasil e em 12 países. A gente tem um trabalho de formação de novos grupos organizados. Trabalhamos com hip hop como base, mas usamos como ferramenta o audiovisual, teatro, literatura, o cyberativismo e a comunicação alternativa para praticar a exigibilidade de direitos.
Alguns nos chamam de bairristas, outros nos chamam de provincianos, pois como você mesmo diz, temos que "mudar a realidade da periferia" e "não mudar da periferia", por isso em Morro Agudo, na Baixada Fluminense, temos dois Espaços de Referência e um deles com Estúdio, Lan House, Biblioteca, Loja, Lanchonete, Som, Palco, Iluminação, isto é, tudo o que a gente precisa pra fazer o nosso trabalho de maneira independente. O Movimento Enraizados é como uma flor de lotus, que nasce com as raízes na lama, no lodo, mas consegue emergire acaba superando todas as dificuldades.

E o livro sobre o Enraizados que vc está escrevendo para sair pela Coleção Tramas Urbanos da Aeroplano Editora
A Heloisa Buarque de Holanda me convidou a escrever um livro contando a história do Movimento Enraizados assim que eu cheguei da França no ano passado. Achei a idéia boa pro momento, então comecei a escrever levando em consideração alguns aspectos que considero importante. Claro que o livro sai sobre a minha ótica, as minhas vivências dentro da organização e dou um enfoque maior a partir de 2005, quando o Dumontt entrou pro Enraizados e as coisas começaram a acontecer mais efetivamente. Mas o livro tem histórias bem legais e descontraídas também, acho que vão gostar.


A coletânea Pelas Periferias do Brasil foi a abertura de espaço no meio literário, como foi participar
Considero a participação no projeto importante por poder expor minhas idéias de uma maneira até então diferente pra mim, participar do livro ao lado de nomes como Renan, Alessandro Buzo, GOG entre outros foi uma honra pra mim e espero participar em novas edições da coletânea.


Fale do seu disco, Rolo Compressor
Rolo Compressor é o meu primeiro disco solo.
Um trabalho que ganhou uma projeção que - apesar de eu trabalhar muito pra isso - me surpreendeu e me surpreende a cada dia. Lancei o disco em quatro cidades da França - Paris, Nancy, Medon e Blanc Mesnil - e em Santiago, no Chile. Vamos ter que fazer mais cinco mil cópias porque o disco esgotou nos estoques e nas lojas e os pedidos não param de chegar. No próximo dia 28 de fevereiro vou fazer um show no 4º Festival do Cerrado (http://www.hiphopdocerrado.com.br), no DF, a convite do DJ Raffa e da Aninha, que também gostaram do disco. Então eu tenho que estar feliz com tudo o que tá acontecendo na minha vida por causa do Rolo Compressor.


E o filme Mães do Hip Hop, o que pode dizer sobre ele.....
A idéia de fazer o filme foi um presente de Deus. Eu estava, a muito tempo, com vontade de fazer um documentário de hip hop, mas não queria seguir o padrão de colocar MCs, Grafiteiros, Djs e B. Boys, queria algo diferente e inovador. Então surgiu a idéia de fazer um filme de hip hop onde os protagosnistas não seriam os artistas do hip hop e sim suas mães.
A gente conseguiu trabalhar eixos importantes como gênero, segurança pública (e outras políticas públicas como saúde e educação), etnia e é claro, hip hop. O filme já está rodando o Brasil inteiro e outros países também. Agora estamos terminando as legendas em inglês e espanhol para poder autorar o DVD e lançar oficialmente.



Curtiu um som seu na trilha sonora do filme PROFISSÃO MC
Fiquei lisonjeado com a moral que você deu. Tá vendo, é isso que eu estava te falando em uma das respostas acima, esse foi mais um importante canal do disco Rolo Compressor. Sei que milhares de pessoas já viram o filme Profissão MC que, sem rasgação de seda, ficou muito bom, e essa galera ouve minha música por tabela. Essas parcerias são muito importantes.


Nos fale sobre a sua viagem de um mês pela França em 2009

Foi uma das coisas mais sensacionais que fiz na minha vida. Foram 35 dias andando de um lado pro outro na França, passando por várias cidades, conhecendo muitas pessoas, cantando, escrevendo, gravando, produzindo eventos, fazendo palestras e exibindo os filmes. Acredito que toda a equipe (Dumontt, DJ Soneca e Léo da XIII) curtiram bastante, dois deles nunca sequer tinham viajado de avião e quase morreram nesta primeira viagem, pois a gente ia naquele voo da Air France que caiu, sorte nossa que mudamos a passagem para três dias antes por causa de um show que fechamos em Nancy.

Quais os proximos passos dessa promissora carreira internacional
Esse ano vou aproveitar as viagens que tenho que fazer pelo Brasil, por causa do projeto da Rede Enraizados, para fazer algumas gravações para o meu novo disco - ainda sem nome.
Pretendo ir novamente no Chile pra passar uns dias fazendo um som com uma galera que conheci por lá, talvez vá para França em maio novamente também pra gravar, quero fazer um som com a banda Atomic Kids. E pretendo ir para Miame e Chicago, também para fazer música com uma galera que conheci durante o FSM, mas nada é cem por cento certo.


Planos e projetos para 2010 e considerações finais'

Em 2010 vamos finalizar dois discos em nossos estúdios, o Amalgama (formado por grupos de rap de Morro Agudo) que está em processo de gravação e o Gravidade Zero, que é um coletivo formado por mim, pelo Wilson Nenem e pelo Átomo. O núcleo de audiovisual do Movimento Enraizados tá na missão de fazer no mínimo cinco video clipes do disco Rolo Compressor. Vou disponibilizar todas as acapalas do disco para que novos produtores façam remixes e pretendo fazer muitos show pelo Brasil afora. O Dumontt tá com a idéia de fazer a Banda Enraizados pra tocar comigo, mas isso é só uma idéia por enquanto.


DMA e Paty de Jesus (atriz)



DMA e Anderson (Afroreggae)


DMA em ação


MOVIMENTO ENRAIZADOS
Rua Thomaz Fonseca, 508
Morro Agudo - Nova Iguaçu - RJ
55+21+2768-2207
http://www.enraizados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário