quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Festa de Criolo Doido

25/02/2010
Sergio Carvalho
do Agora

Kleber Gomes, conhecido como Criolo Doido, MC à frente da famosa Rinha dos MCs, ganhou fama pela sua presença de palco, com músicas que tratam de assuntos do dia a dia sem o peso tradicional que impera na cena. Seu grande trunfo, a explosão em cima do palco, pode ser conferido ao vivo na festa de lançamento do seu primeiro DVD, "Criolo Live in SP", neste sábado no Hole.
Gravado em 2008, o vídeo tem direção de Viviane Rocha, que conseguiu reunir um coletivo de 20 pessoas para a realização do filme. "Tem tanta gente boa e maravilhosa contribuindo com meu trabalho que, quando acontece algo grandioso assim, quero que essas pessoas fiquem do meu lado", diz.
Unir as pessoas é mesmo uma das marcas de seu trabalho. "Estou nessa história desde 1989, são 20 anos de estrada", conta ele, que já participou de discos de nomes como A Dupla, SNJ e Pacto Latino. Este último foi formado por Criolo em 1999 na sua região, o Grajaú, zona sul de São Paulo. "Tenho saudade desse tempo, o grupo foi o primeiro a falar dos problemas não só do Brasil, mas também da América Latina."
Foi do próprio rapper a escolha de fazer seu primeiro registro em vídeo na Rinha. A razão é simples: lá ele se sente à vontade. "É a minha casa", diz. "Queria deixar registrado isso para quem vive o rap, para quem conhece." O resultado final o surpreendeu: "Quando vi, pensei: 'Meu Deus! É o que eu sou".
Entre as músicas do trabalho estão "Vasilhame" --uma das mais conhecidas--, "Cerol", "Até me Emocionei" e "No Sapatinho". Sua ligação com a poesia urbana não ficou de fora e aparecem no vídeo para recitar poesias nomes como Alessandro Buzo, Akins e Dress. Neste sábado, o rapper leva para o palco não só sua obra, mas também aqueles que de certa forma contribuíram para seu trabalho, como o grupo Pentagono, os DJs Marco e Dan Dan e o MC Funkero, direto do Rio. Criolo acredita que esse lançamento venha para fechar um ciclo na sua vida musical.
Como ator, constrói outra história. Participou dos filmes "Luz nas Trevas -Revolta de Luz Vermelha" (ainda inédito) e "Profissão MC", de Alessandro Buzo. Também está no documentário "Freestyle - um Estilo de Vida", de Pedro Gomes. O músico também pode ser visto no especial "Som Brasil Vinicius de Moraes" --já em DVD-- com Terra Preta e Rael da Rima, "grandes parceiros nessa caminhada", diz. Em meio ao momento de transição, Criolo tem a certeza de que continuará na música, em todas as suas variações, além do rap. Para o show de lançamento, promete toda a energia que tem, além de novas músicas. "Vai ser uma celebração."

Criolo Live in SP Sábado, a partir das 22h. No Hole Club (r. Augusta, 2.203, tel. 0/xx/11 3086-1083). R$ 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário