sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sobre o FSM 2010

Por Michel da Silva Yakini

Pra não passar em branco, quero semear algumas palavras sobre o Forum Social Mundial 2010, que rolou em Porto Alegre e nas suas margens.
Foi a primeira vez que participei do evento , que é uma faca de dois gumes: Há quem ame e há quem odeie.
Minha impressão é que realmente a intenção mais divulgada do Forum, que é a integração do debate entre os diferentes povos, não é a prioridade da organização. Os debates aconteceram de forma fragmentada, a presença das diferentes culturas não era tão realidade assim e mesmo a população local de Porto Alegre e das beiras do trilho, pouco ou nada sabiam sobre o evento.
Reencontrei por lá vários manos: Alexandre de Maio, Dudu de Morro Agudo, Evaristo (Sarau Griots) e o GOG. Além de rever o show do menestréu Tom Zé (meu desejo é envelhecer como esse cara).
O mais bacana foi participar do acampamento que reuniu pessoas da Argentina, Uruguai, Rio Grande -RS e Uberlândia, onde estavam ativistas da chamada Cultura Livre e expositores da Feira de Economia Solidaria.
Conseguimos nos integrar tanto nas discussões, como também na feira, onde expomos livros do Elo da Corrente, Sarau da Brasa e Edições Toró. Além de fazer muito contato para futuros projetos e aprender a costurar um bocado com pessoas que são uma aula de humildade e sabedoria.
Também sobrou tempo pra visitar o estádio do Beira-Rio e ver um jogo do Inter (da hora!), bater uma bola com os argentinos (jogo disputado, mas não deu pra eles) e conhecer um poquito mais do litoral catarinense e gaúcho. Porque ninguém é de ferro e a gente também merece sorrir.
Em 2011 o Forum será em Dacar, Senegal
Quem sabe ....

Michel da Silva Yakini
Fonte: www.elo-da-corrente.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário