sábado, 13 de março de 2010

Como surgiu a atual Literatura Marginal, periferica, divergente.........

Um nova amiga do interior da Bahia, está descobrindo agora a literatura produzida na periferia e além de comprar alguns livros na Livraria Suburbano Convicto (deposito bancário x sedex), quer saber de mim, mais sobre o assunto e a primeira questão dela foi..........como surgiu a Literatura Marginal.....abaixo o que respondi a ela sobre o assunto. Nas minhas palavras é claro...........


Antigamente existia a Literatura Marginal, mas era pessoas da classe média que escreviam questões do povo, como Plinio Marcos, João Antônio, esses hoje são referência pra gente......mas a atual LITERATURA MARGINAL (adianto que nem todos autores perifericos gostam desse nome), teve início com o livro Capão Pecado do Ferréz e depois que ele lançou a revista especial CAROS AMIGOS/LITERATURA MARGINAL (teve 3 atos, participei do Vol I e VOL III).....depois virou livro pela Agir "Literatura Marginal - Talentos da Escrita Periferica", do qual participei também.
Antes disso tinha o livro do Paulo Lins "Cidade de Deus", não era "tão" famoso antes do filme......................
Na sequência venho "EU" que vos falo, Alessandro Buzo, que lancei o meu primeiro livro em dezembro de 2000 - "O Trem - Baseado em Fatos Reais"........o Sérgio Vaz já tinha livros anteriormente também, mas ficou "mais" conhecido depois que fundou o Sarau da Cooperifa, 9 anos atrás........e na sequência lançou Poesia dos Deuses Inferiores e depois Colecionador de Pedras.
A cena cresceu, outros saraus surgiram na periferia de SP e ajudou e muito a propagar a palavra.........dando ao movimento um BOOOM, depois foram surgindo outros livros, a maioria independente e nomes como Sacolinha, Allan da Rosa, Robson Canto, Dinha, Akin Kinte, Elizandra Souza, Rodrigo Ciriaco entre outros.
Por grandes editoras, além dos livros do Ferréz e MV Bill, surgiu a coleção "Literatura Periferica" da Global Editora e a "Tramas Urbanas" da Aeroplano, a primeira até agora com 5 titulos, entre eles o meu Guerreira e a outra com mais de 10 titulos, entre eles o meu "Favela Toma Conta", no momento escrevo para mesma coleção "Hip Hop - De Dentro do Movimento"..........a cena só cresce e cada vez mais manos e minas lançam seus titulos, quantos irão dar continuidade e lançar o segundo, só Deus e o tempo poderão nos dizer.
Mas a nossa luta é por mais cultura na quebrada, Desligue a TV e leia um livro.
É mais ou menos assim que aconteceu, assim que surgiu a nossa literatura, que pra mim, apesar de aceitar todos os nomes, é apenas LITERATURA.
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br

Um comentário:

  1. Surgiu e surgiu bem, veio para dar oportunidade para nossa pereferia esquecida pela mídia.
    Valeu!

    ResponderExcluir